sábado, março 09, 2013

O Papel dos Jardins Zoológicos na conservação da biodiversidade


O Papel dos Jardins Zoológicos na conservação da biodiversidade

Mariana Monteiro
Das 8,7 milhões de espécies descobertas no nosso planeta, cerca de 16 000 encontram-se em perigo de extinção. Os Zoos são espaços desenhados para garantir o bem-estar animal, e ao mesmo tempo espaços que oferecem atividades ao ar livre e momentos de puro lazer para o público em geral. Conservar, educar e proteger, são os elementos chave do papel dos Jardins Zoológicos na conservação da biodiversidade.

Tradicionalmente, um Jardim Zoológico é um local que se destina a acolher animais domesticados e selvagens a fim de os exibir para o público. E, para muitos cidadãos, o zoo é apenas isso: um parque onde é engraçado ir de vez em quando ver animais de espécies exóticas. Todavia, um Zoo é muito mais do que um sítio para passar o dia: o zoo desempenha um papel de extrema importância no desenvolvimento da educação ambiental e na conservação da biodiversidade.
Das 8,7 milhões de espécies descobertas no nosso planeta, cerca de 16 000 encontram-se em perigo de extinção, número que vai crescendo de dia para dia, devido em grande parte à atividade humana. À medida que a atividade e ocupação antrópica vai crescendo, maiores são os impactes sobre o ambiente condicionando negativamente as populações. Por consequência, o número de espécies ameaçadas ou mesmo extintas está a crescer. Contudo, devido a iniciativas apoiadas por jardins zoológicos em todo o mundo, algumas espécies estão lentamente a recuperar ao seu “normal” e as suas populações estão a voltar a para a natureza.
Dos cerca de 12 000 Zoos em todo o mundo, uma parte significativa desenvolve um trabalho árduo em restaurar espécies de diferentes origens que se encontram em perigo. São criados processos de recuperação de espécies e esses procedimentos são árduos, longos e até educativos na medida em que para criar o ambiente perfeiro para uma espécie poder crescer e reproduzir-se, é necessário estudar bastante a espécie em questão.
Esses processos apoiados pelos jardins zoológicos relacionam-se com programas que gerem cuidadosamente a vida de uma determinada espécie em perigo. O objetivo deste tipo de programas é manter uma população saudável e auto-suficiente que é geneticamente diversificada e demograficamente estável. Por outras palavras, que uma população seja “forte” o suficiente para sobreviver na natureza sem a ajuda humana.
Todavia, estes processos de restauração de espécies não são simples, sobretudo no que diz respeito ao controlo (e sucesso) da sua reprodução. Contudo, são inúmeros os casos em que as espécies morrem porque por serem bastante sensíveis, e por não conseguirem sobreviver em cativeiro. Manter a integridade genética da espécie em causa também não é fácil. Mas, manter a diversidade genética tem o seu custo, e nem todos os Zoos têm orçamento para tal manutenção. Não obstante, a criação de redes e parcerias entre Zoos, Universidades e ONG’s, não só permite criar sinergias e dar resposta às necessidades, como vai de encontro aos reais problemas associados à conservação das espécies a nível local. Corroborando, os biólogos Dalia Conde[i] e Alexander Scheruerlein afirmam que “embora seja verdade que o número de espécies em perigo e animais individuais em qualquer zoo seja pequeno, se várias instituições se juntarem, os Jardins Zoológicos apresentarão um potencial considerável em reproduzir espécies de animais em perigo de extinção.”.
Sendo os Zoos desenhados para garantir o bem-estar animal, são ao mesmo tempo espaços que atividades ao ar livre e momentos de puro lazer para o público em geral. Deste modo, poder-se-á que há três elementos chave no papel dos Jardins Zoológicos: Conservar, educar e proteger. Deste modo, os Jardins Zoológicos apresentam um papel ativo na gestão de iniciativas que visam a recuperação de espécies em perigo, sendo que através desses programas participam ativamente na conservação da biodiversidade.


[i] Bióloga do Instituto Max Planck, uma das autoras de um artigo sobre o papel dos Zoos na conservação das espécies publicado na revista Science. Consultado online em http://ipevs.org.br/blog/?tag=zoologicos.

Sem comentários: