sexta-feira, março 31, 2006

Não pára de crescer... o drama da poluição



O Mundo envelhece, a sociedade regride e a poluição aumenta. Actualmente mais de metade da população sofre pela presença de gases poluentes na atmosfera e poucos são os métodos eficazes para solucionar este problema.
Ao longo da história do nosso planeta, o Homem foi-se desenvolvendo tecnologicamente e industrialmente, esquecendo-se por completo de tratar da sua maior dependência, o ambiente. Com o aumento de produção e evolução, foram criados materiais que libertam CO2 em grandes quantidades para a atmosfera e essa excessiva poluição tem causado diversas consequências, não só na população mundial, bem como na Natureza.
O homem, se continuar com esta descarga de gases poluentes, poderá pôr em maior risco, não só a saúde de milhares de pessoas, mas também a qualidade do ar no futuro. Para que isso não aconteça foram criados – e estão a ser – processos/métodos que têm como objectivo a diminuição da emissão destes mesmos gases. Entre os quais se destacam o Protocolo de Quioto e em Portugal o Carbon Force.



Contudo este tipo de procedimentos são cada vez mais difíceis de pôr em práctica, porque o Homem já criou demasiados poluentes no Mundo, que dificilmente virão a desaparecer, por estarem inseridos numa sociedade demasiado dependente. Esta dependência torna-nos mais “civilizados” ou “desenvolvidos”, mas também, em situações de crise como a que se instala face aos poluentes, nos dificulta a mudança. Mudança para produtos, matérias-primas, etc. não tão poluentes. Já existem transportes que são movidos a gás natural ou a óleo vegetal. Medidas como estas preparam a população para uma vida mais saudável e duradoura, visto que os transportes são uns dos mais comuns poluentes.
O facto da haver uma tendência progressiva nas emissões de poluentes pelo sector dos transportes, ao contrário de outros sectores, torna-se um caso particular em que se deve incidir já que este aumento de emissão se comporta consoante o crescimento económico. No entanto, resultados como os da Alemanha, que se revelou bastante baixo – sendo a Alemanha um dos países mais ricos e desenvolvidos -, mostra uma possibilidade de correcção dos hábitos irregulares e esbanjadores, que levam a uma futuro negro.
Torna-se vital quebrar com estes hábitos que destroem o ar a cada segundo que passa e que vão tornar o ar, num futuro próximo (2010) longe de ser respirável com a qualidade imposta no limite. Ou seja, num futuro próximo, o ar terá utltrapassado o limite de poluição, que fará com que se torne difícil de respirar e aproveitar.
Pode-se concluir assim que, não apenas para a saúde, mas mesmo para a vida em si, o ar precisa de ser limpo. As energias renováveis deverão passar a vigorar nos transportes, que, por sua vez, deverão ser, na sua maioria transportes públicos. Qualquer gesto ajudará a uma melhoria e a um impedimento de morte prematura por poluição; mas a esta altura, um gesto pequeno não chegará para salvar vidas, se em menos de 5 anos se espera um ar horrível. Um gesto pequeno salva a comunidade, mas é preciso um gesto grande para salvar a Humanidade.

Filipa Lopes; Inês Jesus - 10º 1A

Sem comentários: