quarta-feira, março 22, 2006

Mesa Redonda: Educação Ambiental e Cidadania

Educação Ambiental no Colégio Valsassina

Da esquerda para a direita: Biólogo Luís Guerra; Dra Fátima Almeida (ASPEA); Dra Margarida Gomes (ABAE); Dr Veríssimo Pires (CML); e Jornalista Cristina Baptista (moderadora: revista Pontos nos ii)


O trabalho desenvolvido em prol do ambiente tem sido ao longo dos anos uma premissa fundamental do trabalho desenvolvido no Colégio Valsassina. As actividades desenvolvidas na área da Educação Ambiental estão devidamente fundamentadas nos documentos orientadores do Colégio Valsassina, nomeadamente no seu Projecto Educativo e no Projecto Curricular de escola.
Em destaque no Projecto Educativo a grande finalidade que foi definida pelo Colégio, a de uma Educação globalizante, para a diferença e para a mudança, baseada no desenvolvimento de valores como a solidariedade, a tolerância, a autonomia, o respeito, a criatividade e a liberdade. Assim, os projectos/actividades que surgem, estrategicamente, na sequência dos objectivos estabelecidos são, entre outros: Educação para os valores; Educação para a saúde e qualidade de vida; e a Educação ambiental.
Pela experiência adquirida e pela intenção de envolver toda a comunidade educativa em torno de um esforço comum, desde o ano lectivo 2003/04 que estamos na rede Eco-Escolas, tendo iniciado um Projecto de Educação Ambiental – Eco-Valsassina, destinado a todos os níveis de ensino. Conseguimos envolver directamente, todos os anos, cerca de 1100 alunos.
Sendo o terceiro ano do projecto julgamos ser o momento certo para a realização de uma actividade através do qual possamos juntar os pais/encarregados de educação, professores do Colégio e algumas entidades externas ligadas à área do ambiente, onde seja possível ouvir e trocar opiniões/ideias.
Assim, realizou-se no passado dia 21 de Março, uma mesa redonda sobre Educação Ambiental e Cidadania.

O painel foi constituído por:
- Dra Fátima Almeida, da Ass. Portuguesa de Educação Ambiental.
- Dra Margarida Gomes, Directora Pedagógica da ABAE/FeeP e Coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas
- Dr. Verísimo Esteves Pires - Chefe da Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária, na qual se integra o Programa Escola a Escola Pró-Ambiente - C.M.L.
- Biólogo Luís Guerra, ex-aluno do Valsassina, estudante (finalista) do curso de Biologia Marinha e Pescas na Faculdade de Ciências do Mar e Ambiente da Universidade do Algarve; estagiário do Instituto Superior Técnico em Modelação Ecológica.
- Jornalista Cristina Baptista – será a moderadora – Jornalista da revista Pontos nos ii (Texto ed. E Jornal Público)
A sessão iniciou-se com a apresentação, por parte dos alunos e membros do conselho eco-escolas Joana Silva (9ºA) e António Grilo (10º1A), do trabalho desenvolvido pelo Colégio na área da Educação Ambiental.

Participaram cerca de 45 pessoas, desde pais/encarregados de educação, alunos, professores, equipa directiva e funcionários não docentes.


Sem comentários: