sexta-feira, março 31, 2006

Poluição provocada pelos transportes continua a aumentar na Europa

A Poluição provocada pelos transportes continua a aumentar na Europa. Entre 1990 e 2003, os gases com efeito de estufa emitidos por este sector aumentaram 22%. Um cenário que põe em risco a qualidade do ar nas cidades do Velho Continente, onde todos os anos 370 mil pessoas morrem prematuramente em consequência da poluição. O alerta consta de um relatório da Agência Europeia do Ambiente, lançado ontem em Bruxelas.
Segundo o documento, embora as emissões poluentes relacionadas com outros sectores tenham decrescido, a tendência tem-se mostrado inversa no sector dos transportes.



A Agência Europeia do Ambiente alerta para o impacto das emissões de gases com efeito de estufa na saúde dos cidadãos

O transporte aéreo de passageiros foi o que cresceu a um ritmo mais rápido (96% entre 1990 e 2002). Mas o retrato varia consoante o país. Enquanto na Europa, o crescimento económico levou a um aumento de 130% nas emissões poluentes provocadas pelos transportes, na Alemanha não ultrapassou os 5%.
E o impacto reflecte-se na saúde dos cidadãos. Segundo os autores do relatório, é agora frequente que se ultrapassem os níveis de ozono de superfície nas cidades europeias. E o futuro não é nada auspicioso: os limites da qualidade do ar ligados ao ozono e fixados para 2010 “já foram amplamente ultrapassados”.

Filipa Lopes; Inês Jesus - 10º 1A

Sem comentários: