quarta-feira, abril 05, 2006

Sabes o que é a "eficiência energética"?

















“ Os combustíveis fósseis continuarão a ser nas próximas décadas a principal fonte de energia. Sendo portanto fundamental que a energia consumida por todos nós seja usada sem desperdícios - os benefícios são ambientais e financeiros.”
O que entendes por eficiência energética? Qual o verdadeiro significado desta expressão, tão mediática nos dias de hoje?


A eficiência energética está relacinada com a energia consumida na produção de um determinado serviço ou produto. Poder-se-á afirmar, por outras palavras que, é caracterizada por uma relação entre o “output” obtido a partir da energia, e o respectivo “input” energético. Significa isto que a energia eléctrica corresponde à energia consumida na produção de um determinado serviço ou produto: Quantas horas de luz se obtêm com 100KW de electricidade?
Esta analogia poderá ser aplicada a uma série de contextos, como por exemplo:
Numa sala de aula, os aquecedores eléctricos ligados, e as portas/janelas abertas, o desperdício de energia será elevado mas se as mesmas portas/janelas forem fechadas, o uso de energia torna-se rentável pois existem menores perdas de calor e ao passo que se poderá falar de eficiência energética, obtida com base na tecnologia e investimento financeiro.
Agora, surge a questão: Qual a importância da eficiência energética? Estabelece alguma relação com a actividade humana?
As principais razões que nos levam a abordar este tema deve-se a uma série de problemas de ordem: ambiental (tais como: as alterações climáticas); económica (o aumento de preços relacionado e limitação de stocks); conflitos socio-políticos, (levantados pela dependência gerada por terceiros, que o uso das energias não renováveis provocam); além de uma série de perturbações ao nível da actividade humana, e do qual a eficiência energética é vista como uma das soluções à sua resolução.


Como medir a eficiência energética, numa escala menor ou globalmente?
A eficiência energética embora seja um conceito simples de definir, é de difícil medição. Globalmente, o indicador mais comum é o rácio entre o produto interno bruto (PIB) e o total de energia consumida, sendo o valor obtido correspondente à intensidade energética de cada país.
Em escalas menores há que relacionar a redução anual de consumo e a deterioração dos níveis de conforto, ou no caso dos electrodomésticos segundo o preço do aparelho e a sua categoria
(etiqueta energética).



Mariana Nobre Vicente; Luís Oliveira - 10º1B

Sem comentários: