quarta-feira, março 29, 2006

A Terra está a aquecer!

A terra está a sofrer um processo acelerado de aquecimento Global. Este tem provocado várias transformações terrestres.



Na Gronelândia, o gelo tem vindo a derreter com mais frequência, provocando uma subida no nível médio da água no Atlântico. De acordo com um estudo feito na universidade de Oxford, se continuarmos a emitir gases quentes, causadores da subida da temperatura, daqui uns anos, o gelo da Gronelândia vai desaparecer, aumentando o nível médio da água do mar aproximadamente 7 metros.
O derretimento dos gelos acontece quando as altas temperaturas aumentam a quantidade de água em estado líquido. Quando esta entra em contacto com a base do gelo, derrete-o, fazendo-o deslizar para o mar ou desaparecer.


As consequências do aquecimento global não atingem somente a Gronelândia, mas sim todo um conjunto de sistemas: os animais que necessitam de uma temperatura baixa para viver, a destruição de habitats pela água, e o desaparecimento de algumas ilhas e casas de populações. Portugal será gravemente afectado visto que é um país do litoral banhado pelo Oceano Atlântico. Com a subida dos níveis do mar metade de Portugal ficará debaixo de água.
O aumento do nível médio da água do mar não é a única consequência do aquecimento global, existe também a contínua seca.
A floresta amazónia está em risco de tornar-se em duas florestas completamente distintas. Na zona onde a desflorestação é grande, devido à ambição do Homem, a erosão da terras é muita, portanto existe uma constante necessidade de chuva. Como não existe árvores, estas não produzem um ambiente suficiente húmido para provocar precipitação e desta maneira a seca em vez de diminuir aumenta, transformando a floresta numa tipo de savana.

A zona onde o Homem não posicionou a sua marca, continua florestada, assim, com todo o tipo de espécies, plantas e ambiente húmido necessário à precipitação. Desta maneira, podemos dizer que a floresta amazónia transformou-se em duas, uma onde a presença do homem é desconhecida e a Mãe Natureza controla as actividades do ambiente. E outra onde o Homem influencia o curso da natureza, tornando-a estéril e seca, matando todos os sistemas e habitats que provêm dela, e mais tarde, talvez, o próprio Homem.

Cláudia Andrade; Joana Silva; Vera Carvalho - 10º1A

Sem comentários: