quinta-feira, março 23, 2006

Eco-Eficiência: uma visão global

“Eco-eficiência: uma visão global” é o nome de um projecto apresentado ao Concurso Ciência Viva VI.
Pretendemos através deste projecto promover o ensino experimental no Colégio Valsassina e aos mesmo tempo envolver os alunos em actividades que os sensibilizem para a necessidade de um desenvolvimento sustentável. O público alvo são os alunos do pré-escolar até ao secundário, envolvendo cerca de 600 participantes.
As actividades previstas estão organizadas tendo por base:
• a forma de articulação das actividades nos diferentes grupos-turma e nos vários níveis de ensino;
• a transversalidade a vários os níveis de ensino: desde os 3 anos até ao 12º ano;
• encorajar acções junto dos alunos e promover trabalho em benefício do ambiente;
• a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola;
• a abordagem dos temas: água, resíduos, energia, biodiversidade e agricultura biológica.
• a abordagem aos temas será transversal a várias disciplinas e constará dos documentos orientadores do trabalho da escola, adaptados à realidade de cada turma – Projectos Curriculares de Turma.

Entre Dezembro de 2005 e Março de 2006 a Comissão de Avaliação do Concurso Ciência Viva VI procedeu à análise das candidaturas, tendo aprovado (embora com redução orçamental) o Projecto “Eco-Eficiência” do Colégio Valsassina.
Assim, esperamos dar início às actividades dentro do mais curto espaço de tempo…

Resumo do Projecto

Portugal encontra-se actualmente perante grandes desafios ambientais. Torna-se fundamental sensibilizar os cidadãos para a importância que o comportamento de cada um poderá ter, através de pequenas acções, na mitigação de impactos ambientais.
Pretendemos implementar a Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. Os alunos serão envolvidos num tipo de trabalho prático, que lhes permita a implementação de percursos investigativos, problematizadores e reflexivos, centrando-se numa realidade concreta e local (a escola) de modo a gerar conceptualizações globalizantes que concretizem a máxima “Agir localmente e Pensar Globalmente”.

Sem comentários: