sábado, junho 13, 2009

Projectos Ciência na Hora - Microprojectos Ciência Viva - Candidatura do Colégio Valsassina foi aprovada.

Os Projectos Ciência na Hora - Microprojectos Ciência Viva visam, nomeadamente:
• Estimular a concepção e execução de actividades experimentais com o envolvimento activo dos alunos, bem como incentivar o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras para o ensino experimental das ciências;
• Promover a formação de parcerias entre escolas dos ensinos básico e secundário e instituições de investigação científica, instituições de ensino superior, associações e sociedades científicas, autarquias e outras entidades numa perspectiva de partilha de recursos e de conhecimentos;
Na sequência do trabalho realizado no Departamento de Biologia do Colégio Valsassina, apresentámos um projecto a concurso. Os resultados saíram no passado dia 5 de Junho e é com prazer que informamos que a nossa candidatura foi aprovada.
Os trabalhos irão decorrer ao longo do ano lectivo 2009/2010.
Aqui deixamos o resumo do projecto.
Resumo
Daphnia magna é um organismo zooplanctónico filtrador, muito usado em testes de toxicidade. Apresenta uma ampla distribuição geográfica, importância ecológica e elevada sensibilidade a uma grande variedade de tóxicos. Este organismo possui respostas biológicas fundamentais muito semelhantes às humanas; e dado ser perfeitamente transparente, os seus órgãos internos são visíveis ao microscópio podendo observar-se, por exemplo, o batimento do seu coração, a fecundidade ou o funcionamento do seu olho.
Deste modo, pretendemos utilizar estes organismos como um modelo biológico para testar drogas, uma vez que estas afectam o seu ritmo cardíaco da mesma forma que o dos humanos. Pretende-se ainda realizar estudos de toxicidade ambiental testando o efeitos de alguns poluentes no metabolismo e sobrevivência em Daphnia magna.
As actividades realizadas baseiam-se na aplicação do método científico.
De uma forma geral este projecto tem como principais finalidades: divulgar e promover a cultura científica junto dos jovens, num contexto de contínua aprendizagem experimental, bem como, fomentar estilos de vida saudáveis (relacionando saúde e ambiente) e prevenir o consumo de substâncias psicoactivas.

Sem comentários: