As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a Humanidade enfrenta no século XXI, mas todos podemos colaborar na minimização dos impactes das actividades humanas sobre o ambiente se apostarmos na eficiência energética, optarmos por formas de energia menos poluentes e contribuirmos para uma mobilidade sustentável.
O projecto “Escola da Energia” visa promover a Educação para a Energia nas Eco-Escolas, num sentido de uma maior reflexão e procura de soluções para as questões ambientais que se colocam actualmente, no contexto do Desenvolvimento Sustentável.
O projecto “Escola da Energia” visa promover a Educação para a Energia nas Eco-Escolas, num sentido de uma maior reflexão e procura de soluções para as questões ambientais que se colocam actualmente, no contexto do Desenvolvimento Sustentável.
Na modalidade "Matemática da Energia" foi lançado o desafio para as escolas apresentarem ferramentas para cálculo da sua pegada carbónica. No âmbito do nosso projecto "Gestão Voluntária de Carbono: a caminho de uma low carbon school" estava já previsto a elaboração de uma ferramenta deste tipo. Foi assim natural que apresentámos um trabalho a concurso.
Deixamos aqui o resumo do relatório de apoio.
Os resultados irão sair no final do mês de Julho.
Resumo
Todos nós contribuímos para o fenómeno do aquecimento global: com a energia que consumimos em casa; com as opções de transporte em férias ou no dia-a-dia; com os resíduos que produzimos. Tal como nas nossas casas, nas empresas e nas escolas, muitas actividades implicam a emissão para a atmosfera de gases que contribuem para o efeito de estufa, sendo o mais importante o dióxido de carbono.
Somos todos responsáveis e, como tal, não podemos ficar à espera que "os outros" encontrem solução para este problema. “A caminho de uma Low Carbon School” é o nome de um projecto que pretende, ao nível local, combater as alterações climáticas e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transportes.
O seu promotor é o Colégio Valsassina, através da Equipa da Energia, criada no âmbito do Conselho Eco-Escola. Para o desenvolvimento deste projecto foi criada uma parceria estratégica com a Ecoprogresso – Consultores em Ambiente e Desenvolvimento. Esta parceria permite-nos: adoptar e validar a metodologia mais adequada aos objectivos do Colégio, a formação dos elementos envolvidos; e o acompanhamento de todos os trabalhos.
Pretende-se elaborar e implementar um sistema de Gestão de Carbono associado às actividades do Colégio Valsassina, de forma a integrar as diversas questões ambientais onde o Colégio tem impacte, sob uma capa que abranja as Alterações Climáticas, a mais premente e actual ameaça ambiental, com importantes repercussões económicas e sociais.
Procedemos à construção de uma ferramenta para cálculo da pegada carbónica. Para tal, recorremos à metodologia de cálculo e comunicação de informação proposta pelo Protocolo de Gases com Efeito de Estufa (PGEE) que propõe, numa fase anterior ao cálculo da estimativa de emissões, o estabelecimento das fronteiras organizacionais e operacionais. Esta tarefa tem por objectivo identificar o universo de diferentes elementos abrangidos como sejam, por exemplo, todas as áreas de actividade da organização, os limites da sua ocupação geográfica e respectiva localização. Optámos por recolher dados relativos aos três âmbitos definido no PGEE, por considerar que estes oferecem um quadro de referência de registos abrangente, para gerir e reduzir as emissões directas e indirectas do Colégio Valsassina.
Integrando a componente energia e carbono, reduzindo o consumo energético e, consequentemente, as emissões de Gases com Efeito de Estufa pela implementação de medidas de redução de emissões, o Colégio Valsassina estará no caminho de se constituir como uma Low Carbon School, ou seja, uma Escola onde as preocupações com o impacte da sua actividade no clima foi integrada na gestão quotidiana, levando à determinação de acções de gestão da actividade que reduzem o seu impacte no clima.
Sem comentários:
Enviar um comentário