A Auditoria Ambiental deve conduzir ao levantamento de problemas e fragilidades quer ao nível da gestão ambiental do espaço escolar, quer relativamente ao grau de sensibilização ambiental da população escolar. Como tal, deve ser abrangente e considerar todas as actividades da escola com impacte sobre o Ambiente, designadamente o lixo (resíduos sólidos), a utilização da água e da energia - temas-base de trabalho de uma Eco-Escola), o espaço interior e exterior da escola, nomeadamente, o ruído e os recreios, a política de aquisições, os transportes utilizados, etc.. Deve ainda ser atribuída particular importância ao tema definido para cada ano.
A auditoria constitui desta forma um instrumento de diagnóstico ambiental da comunidade escolar. Poderá por outro lado, se realizada em períodos de tempo diferentes, vir a ser utilizada como instrumento de monitorização e avaliação de todo o processo inerente à educação ambiental, que se pretende dinamizar nas Eco-Escolas.
A ABAE/Programa Eco-Escolas fornece às escolas uma ferramenta para a auditoria ambiental. Esta inclui dois tipos de questões:
- questões que requerem uma tarefa de OBSERVAÇÃO ou INVESTIGAÇÃO. No Colégio Valsassina estas questões são da responsabilidade do Conselho Eco-Escola.
- questões que requerem uma tarefa de OBSERVAÇÃO ou INVESTIGAÇÃO. No Colégio Valsassina estas questões são da responsabilidade do Conselho Eco-Escola.
- questões que requerem INQUÉRITO ou SONDAGEM. Este tipo de questões deve ser apurado através de um questionário.
O guia de auditoria ambiental proposto pela ABAE/Programa Eco-Escolas pode ser consultado em http://www.abae.pt/programa/EE/guias.php.
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