sexta-feira, junho 12, 2009

Conselho Eco-Escola no Valsassina

O conselho Eco-Escola é a força motriz do projecto Ecovalsassina/Programa Eco-Escolas e deve assegurar a execução dos outros elementos da metodologia Eco-Escolas. Tem os seguintes objectivos:
• assegurar que os outros seis elementos são adoptados planeando a sua implementação;
• assegurar a participação activa dos alunos no processo de decisão do programa;
• assegurar que as opiniões de toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
• estabelecer a ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
• assegurar a continuidade do Programa;
O conselho inclui representantes dos alunos, dos professores, do pessoal não docente, dos pais, do município e de alguns eco-parceiros (com destaque para a CERCI Lisboa). Estas reuniões são o palco ideal para o exercício da cidadania dos diferentes intervenientes que são, desta forma, envolvidos no processo de tomada de decisão.

Tentamos que seja representativo de todas as partes envolvidas neste projecto. Mantém em actas o registo de todas as reuniões realizadas bem como das decisões tomadas (podem ser consultadas através do site do Colégio).
Tendo em conta a dimensão da escola e a intenção de dar o protagonismo aos alunos no conselho Eco-Escola do Colégio Valsassina estão presentes os delegados e/ou subdelegados de todas as turmas do 5º ano 12º ano. O 1º ciclo também está presente, através de alunos escolhidos pelos seus pares, nas turmas do 2º, 3º e 4º ano. Neste caso, é frequente a realização de pequenas reuniões do conselho destinadas a alunos do 1º ciclo que têm como objectivo lançar os temas de discussão e preparar a presença destes nas reuniões gerais, onde estão os seus colegas mais velhos.

Aqui deixamos o testemunho da Leonor Ferreira, aluna da turma C, do 4º ano. Após a sua participação na reunião geral do 2º período, assumiu a sua responsabilidade e passou todas as informações consideradas relevantes aos seus colegas de turma.
“Na passada reunião do conselho Eco-Escola falámos sobre muitas coisas que tinha a ver com o ambiente. Uma delas foi a separação do lixo. Como todos os alunos do Colégio sabem há ecopontos nos recreios. Alguns alunos parecem não lhes ligar. Surgiu a ideia: “fazer cartazes com as regras para a separação do lixo”. Outra ideia tinha a ver com a recolha do óleo alimentar. Decidimos que o material que a escola receberia após encher o depósito de óleo seria uma mesa de ping-pong. Assim, não só ajudamos o ambiente, como se motiva os alunos e, ainda, se transformava óleo em biodiesel.
Também se pensou em plantar árvores, no dia da Terra, na primária e nos 3 anos.
Falou-se ainda nos painéis solares que aqueciam a água nos balneários e que deve ser tomado como um bom exemplo, e também da transformação dos restos da cantina em adubo que é usado na horta dos 3 e 4 anos.
Todas estas iniciativas fazem com que os alunos sejam mais sensíveis, no que respeita à protecção do ambiente, que é de todos".
Leonor Ferreira, 4º C

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