sexta-feira, outubro 10, 2008

Saída de campo à região de Sintra-Cascais

Através do projecto EcoValsassina pretendemos promover uma educação para a literacia ambiental, o que tem implicado um trabalho pedagógico a três níveis:
· Educar sobre o ambiente – onde o ambiente é um conjunto de conteúdos temáticos a investigar e a conhecer;
· Educar no ou com o ambiente – educar em contacto directo com a natureza, promovendo experiências pessoais e o sentido estético;
· Educar para o ambiente – que pressupõe educar para desenvolver valores e atitudes, a capacidade de tomar decisões e participar em acções de forma consciente e orientada por uma ética ambiental. Esta ética ambiental implica a avaliação das próprias acções, a antecipação do futuro e, para isso, consciência, responsabilidade e solidariedade. É também o saber agir em comunidade humana e biológica.
É com base nestes princípios que continuamos a desenvolver o nosso trabalho. Por exemplo, nos últimos dias as turmas do 8º ano de escolaridade têm participado numa saída de campo à região de Sintra-Cascais. O património natural e em particular alguns dos geomonumentos existentes em Portugal (tais como o Penedo do Lexim e o Campo de Lápias da Granja dos Serrões) foram alvo de um estudo pormenorizado durante esta saída.


Sem comentários: