sexta-feira, outubro 03, 2008

A festa das Eco-Escolas

Foi em clima de festa que participámos em mais uma edição do Dia das Bandeiras Verdes, que se realizou no passado dia 26 de Setembro. Este ano a cidade escolhida para receber as Eco-Escolas foi Torres Vedras.

A comitiva do Colégio Valsassina foi constituída pelos professores:
  • Ana Paula Ferreira
  • Rosalinda Venâncio
  • Dulce Sanches

e pelos alunos:

  • Ana Filipa Louro (nº 623, 12º 1A)
  • Ana Rita Ferrito (nº 1451, 11º 1B)
  • André Correia (nº 96, 12º 1A)
  • Beatriz Quiaios (nº 824, 8ºA)
  • Catarina Costa (nº 831, 8º A)
  • Carlos Ruivo (nº 204, 12º 1A)
  • Joana Silva (nº 3818, 12º 1A)
  • Marta Silva (nº4136, 10º 1)
A aluna Filipa Louro foi a responsável por receber a Bandeira Verde 07/08 directamente das mãos do presidente da ABAE, Dr. José Archer.


Este é um dia simbólico pois representa o culminar de um ano de intenso trabalho de toda a comunidade escolar.



É com imenso orgulho, mas sentido de responsabilidade pelo que ainda há a fazer, que o Colégio Valsassina hasteará pelo quinto ano consecutivo a sua bandeira verde.


A Bandeira Verde que será hasteada nas 620 escolas de 155 municípios do continente e regiões autónomas, simboliza o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental/educação para a sustentabilidade, seguindo a metodologia do Programa "Eco-Escolas". No 4.º ano da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Portugal pode orgulhar-se do envolvimento de mais de 50% dos seus municípios (o Programa decorreu em 172 apesar de só terem sido atribuídas bandeiras Eco-escolas em 155 concelhos), num Programa já desde 2003 reconhecido pela UNEP (United Nations Environmental Program) como um dos instrumentos fundamentais para trabalhar o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21 Local.
Em alguns dos mais de 45 países onde decorre actualmente o Programa "Eco-Escolas" ele constitui já um indicador oficial de sustentabilidade.
Em Portugal o Programa "Eco-Escolas" envolveu em 2007/08, 788 escolas de todos os graus de ensino, oficiais e particulares, sendo no entanto a maioria das escolas envolvidas do ensino básico.
O Programa "Eco-Escolas" emprega uma metodologia que constitui um valioso contributo para a melhoria da gestão ambiental dentro no espaço escolar, bem como para a mudança de atitudes relativamente ao ambiente dos pais e restante comunidade.
Os passos do Programa "Eco-Escolas" permitem a criação da que pode ser designada como Agenda 21 Escolar, um dos alicerces da Agenda 21 local. Desenvolve por outro lado nos estudantes a capacidade de agir e intervir no sentido de melhorar o ambiente envolvente, em suma uma verdadeira educação para a cidadania.

Agora estamos a preparar a nossa cerimónia do hastear da bandeira.
Contamos com todos para fazer mais e melhor em prol de um futuro sustentável.
Brevemente daremos notícias…

Sem comentários: