terça-feira, outubro 14, 2008

Missão JRA - Bioblitz Portugal 2008

Pela primeira vez em Portugal o projecto Bioblitz vai realizar-se já no próximo fim-de-semana.
O local seleccionado para a realização do primeiro Bioblitz em Portugal foi a Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas! Este Campus localiza-se numa zona verde de pré-parque natural (da Ria Formosa), sendo frequentada por uma grande comunidade académica.
O Campus de Gambelas, com 20 ha de área, encontra-se na zona de mata envolvente do Parque Natural da Ria Formosa, sendo o pinheiro manso a espécie predominante nesta área, embora existam também alguns indivíduos de pinheiro bravo. A flora arbustiva é tipicamente mediterrânica e a fauna silvestre é caracterizada pela presença de uma grande variedade de aves, alguns mamíferos e répteis bem conhecidos.Esta zona é caracterizada por um clima de transição para o sub-tropicalismo, sendo as precipitações fracas e irregulares, as temperaturas amenas, com raras ocorrências de valores negativos; a insolação é elevada, com valores médios respectivamente da ordem dos 450 mm, 18ºC e 3150 horas (ICNB, 2008).
A acompanhar todos os trabalhos vai estar uma equipa de seis Jovens Repórteres para o Ambiente. O Colégio estará representado nesta equipa através da aluna Filipa Louro, do 12º 1A.
Pretendemos dar conta de tudo o que se irá passar nesta iniciativa.

Sem comentários: