O BioBlitz, conceito criado nos Estados Unidos da América em 1996, consiste num inventário em 24 horas dos organismos vivos numa determinada área, com a finalidade de caracterizar a biodiversidade existente. Os cientistas convidados estabelecem uma base próxima da área de estudo onde, juntamente com uma equipa de voluntários, procedem à identificação dos organismos encontrados pelos participantes. Esta actividade deve acontecer durante 24 horas completas, pois existem organismos que aparecem em diferentes alturas do dia.O conceito BioBlitz utiliza um espaço verde urbano para despertar a consciência do público sobre a biodiversidade, a conservação e serviços do ecossistema. Esta interacção em tempo real entre investigadores e população permite à comunidade observar os cientistas em actividade, podendo participar na recolha das espécies. Paralelamente ao trabalho dos grupos de especialistas, ocorrem actividades paralelas (palestras, exposições, actividades experimentais), de forma a divulgar o conceito de biodiversidade e a sua importância no equilíbrio do ecossistema.
O local seleccionado para a realização do primeiro Bioblitz em Portugal foi a Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas! Este Campus localiza-se numa zona verde de pré-parque natural (a Ria Formosa), sendo frequentada por uma grande comunidade académica (in ABAE.pt).
Este evento irá ser realizado nos dias 17 e 18 de Outubro.
Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), são convidados a participar na Missão JRA Bioblitz-Portugal 2008. Assim, e tendo em conta o projecto JRA que o Colégio dinamizou em 2007/08 foi apresentada uma candidatura, de um aluno, a esta missão.
Mais informações sobre esta iniciativa em: http://www.bioblitzportugal.com/
A não perder...
Sem comentários:
Enviar um comentário