domingo, junho 17, 2012

Professores envolvidos no Programa Eco-Escolas revelam uma atitude positiva na utilização de energia. Estudo envolveu 649 participantes de todo o país.


A maioria dos professores envolvidos no programa Eco-Escolas refere evitar o uso de ferro de engomar em casos pontuais; usa programas de baixa temperatura na máquina de lavar roupa e opta pela compra de eletrodomésticos mais eficientes. Estes são alguns dos dados de um estudo que decorreu em janeiro e fevereiro, deste ano, e que envolveu 649 elementos. A generalidade dos inquiridos tem um conhecimento médio-alto sobre o uso eficiente e poupança de energia e uma atitude “positiva” face à conservação de energia. No entanto, há dados que motivam reflexão, tal como o facto de uma parte significativa dos participantes ainda deixar equipamentos, como as televisões, em stand-by.

A Educação para a Sustentabilidade é particularmente importante perante a atual crise e a escola desempenha um papel fundamental. Neste contexto, foi desenvolvido, em janeiro e fevereiro de 2012, um estudo, através do qual se pretendeu identificar comportamentos relacionados com o consumo de energia. Contou com a participação de 504 professores envolvidos no programa Eco-Escolas (EE) e 145 elementos do Colégio Valsassina (CV), uma Eco-Escola há 9 anos.
Quando questionados sobre quais os principais comportamentos relacionados com o consumo de energia, os inquiridos demonstraram que, de uma forma global, têm um desempenho ambiental de nível médio bom. Por exemplo, a maioria dos participantes (92% EE; 93/CV) afirma: evitar o uso de ferro de engomar em casos pontuais; optar (sempre ou muitas vezes) pela compra de eletrodomésticos mais eficientes (89% EE; 86% CV); assim como pela compra de lâmpadas economizadoras (93% EE; 92% CV). A maioria (88% EE; 81%CV) usa (sempre ou muitas vezes) programas de baixa temperatura na máquina de lavar roupa. Por sua vez, considerando as respostas “sempre” e “muitas vezes” 97% dos participantes refere apagar sempre as luzes de uma divisão quanto esta está vazia.
Por outro lado, no Colégio Valsassina, 21% dos participantes declara (sempre ou muitas vezes) deixar os carregadores de telemóveis ligados depois da bateria estar completamente carregada; na rede EE, apenas 41% dos participantes desligam sempre os equipamentos no próprio aparelho.
Parece verificar-se que a generalidade dos inquiridos tem um conhecimento médio-alto sobre o uso eficiente e poupança de energia e uma atitude “positiva” face à conservação de energia. Este resultado pode ser justificado pelo envolvimento dos participantes no programa EE e pela temática deste, o que estará relacionado com motivação e conhecimento para atuar.
Este estudo envolveu maioritariamente mulheres, o que, de certa forma, está de acordo com o facto destas estarem em maior número na atividade docente. Corroborando, um estudo publicado pela Revista Climatização (Maio/Junho 2011), demonstra que é o público masculino, em geral, quem demonstra estar menos sensibilizado para esta temática”.


Funcionários do Colégio Valsassina numa ação de informação e sensibilização sobre eficiência energética. Este tipo de iniciativas são frequentes nas Eco-Escolas e, tal como afirma Luís Cássio, funcionário do Colégio Valsassina, “contribuem para uma postura mais pró-ativa na gestão dos recursos”.


Os resultados obtidos encontram semelhança na investigação Energyprofiler[1] que revelou que, a generalidade dos portugueses possui um conhecimento “médio-alto” sobre o uso eficiente de energia e que a maioria das pessoas considera importante poupar energia. Também o estudo realizado pelo Observa[2] revela que muitos portugueses optam por uma postura pró-activa, sobretudo em sua casa, no sentido de uma maior eficiência na gestão dos recursos.
De uma forma geral este estudo revela que os professores envolvidos no programa Eco-Escolas apresentam uma atitude que se pode considerar positiva face ao consumo de energia. Contudo, sugere também a necessidade de desenvolver certas ações, como por exemplo: combater o “stand-by”; e promover a adoção de práticas de monitorização de consumos em casa.


Carolina Fonseca, Catarina Pauleta, Catarina Soares, Diogo Oliveira, Diogo Silva, Gonçalo Pereira, Joana Duarte, Júlia Sales Estaca, Manuel Portela, Maria João Sancho, Maria Inês Ferrão, Patrícia Nascimento, Pedro Leal, Vasco Diogo.
Jovens Repórteres para o Ambiente. Colégio Valsassina


[1] http://www.energyprofiler.info/sobre.php. Investigação realizada em Janeiro de 2010, da responsabilidade da Energaia e financiada pela ERSE. . Consistiu na  realização de um inquérito telefónico à escala nacional a mais de 1000 agregados familiares. Este consistiu num estudo e análise de perceções, atitudes, competências e padrões de utilização de energia por parte do sector residencial.
[2] Disponível on line em http://ecoline.ics.ul.pt. Este estudo envolveu 700 inquéritos em todas as regiões do país.

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