domingo, junho 10, 2012

Drenagem ácida compromete exploração sustentável em Aljustrel



Ribeira de Águas Fortes, Aljustrel. 15 de maio de 2012

A Vila de Aljustrel desenvolveu-se em torno de 5 explorações de sulfuretos maciços polimetálicos, que tiveram um contributo positivo no crescimento socioeconómico da área, sobretudo pela criação de emprego.
Mas apesar da sua importância esta exploração não está isenta de problemas. Um dos impactes ambientais evidentes neste local (comum nas minas de pirite) é um fenómeno conhecido por drenagem ácida. Esta é gerada quando minerais, que se encontram a grandes profundidades e que contêm sulfetos são expostos a ambientes abertos e entram em contacto com oxigénio e água, gerando sulfatos.

A formação de águas ácidas (frequentemente com pH inferior a 3), geralmente com uma cor ocre ou muito avermelhada, afeta a rede hidrográfica da região. Há ainda o risco de contaminação do solo e de perda de biodiversidade (poucos organismos suportam condições extremas).
Assim, é urgente promover uma exploração sustentada dos recursos naturais, minimizando os impactos diretos no ambiente durante o processo extrativo.

Carolina Fonseca, Francisco Paim, Henrique Avelar, Vasco Diogo.
Jovens Repórteres para o Ambiente. Colégio Valsassina

Sem comentários: