quarta-feira, novembro 07, 2007

Jovens Repórteres para o Ambiente



O projecto JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE é um projecto de Educação Ambiental promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE).
A nível internacional encontram-se envolvidos neste projecto alunos e professores de 17 países que constituem a actual rede Young Reporteres for the Environment (YRE).
Este Projecto que decorre em Portugal desde 1994, destina-se fundamentalmente aos estudantes do Ensino Secundário, pretendendo contribuir para uma preparação dos jovens para o exercício de uma cidadania activa na defesa do Ambiente, através da sua participação nos processos de decisão.
Os estudantes investigam e interpretam questões ambientais relevantes a nível local como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do Ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação.
Um dos aspectos interessantes deste Projecto reside na possibilidade de se estabelecerem laços entre os JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE, quer ao nível nacional quer ao nível internacional. Nesse sentido é mantida actualizada uma homepage http://www.youngreporters.org/ de âmbito europeu e outra nacional http://www.abae.pt/, que funcionarão como portas de acesso à informação do Projecto.
Pela primeira vez o Colégio Valsassina irá participar neste projecto com uma equipa de 10 elementos (7 alunos e 3 professores). As alterações climáticas é o tema escolhido. O trabalho a desenvolver enquadra-se no nível 2 (nível internacional), o que implica que o Colégio terá de cooperar via internet e em língua inglesa com outras escolas da rede.

(in http://www.abae.pt/jra.php)

Sem comentários: