sexta-feira, novembro 02, 2007

Escola Solar


Lisboa será, pela terceira vez nesta década, a cidade acolhedora do festival de música Rock in Rio. O Patrocinador Social do Rock in Rio Lisboa 2008, a Better World, a Sic Esperança, a Direcção Geral de Energia e Geologia, a Agência para a Energia e os Ministérios da Educação e da Economia lançam um novo desafio às escolas, personificado pelo concurso Escola Solar. Este concurso visa a apresentação de projectos de colaboração ambiental, nomeadamente no que respeita à energia, entre escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS. A exemplo do que aconteceu nas edições anteriores a edição 2008 deste festival realizar-se-á no parque da Belavista, frente ao Colégio Valsassina. O Colégio estabelecerá uma parceria com a Junta de Freguesia de Marvila no sentido de passar a ser o mentor das acções ambientais desenvolvidas pelo referido órgão trabalhando assim com diversas IPSS e outras instituições de solidariedade promovendo um melhor ambiente e uma maior sensibilização dos habitantes da freguesia para as questões ambientais. Os 20 melhores projectos receberão 50 bilhetes para o Rock in Rio Lisboa 2008; 50 kits compostos, cada um, por uma t-shirt e um caderno A5 do Rock in Rio; uma placa de condecoração; certificados de participação para todos os envolvidos; instalação de sistemas solares fotovoltaicos até 3,5 kWp complementados com terminal informático que estará ligado aos sistemas de tele-monitorização e que aprovisionará conteúdos de formação no respeitante a energia e alterações climáticas. Os três melhores projectos a nível nacional receberão um financiamento que poderá atingir os 5 000 € por projecto.

António Grilo

2 comentários:

FranciscoBarreto disse...

Sem dúvida uma excelente iniciativa esta concurso Escola Solar. Importante por, considero, poder vir a ser um veículo privilegiado de informação e sensibilização ambiental junto de uma faixa etária mais jovem.
Pena que, ao que sei, a adesão das escolas não está a ser a desejada e desejável...

Joana disse...

Antes de mais obrigada pelo comentário.
É verdade. A adesão não foi a inicialmente pretendida pela organização do concurso. Por isso é que o prazo de entrega das candidaturas das escolas foi alargado de 30 de Outubro para 10 de Novembro.