A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization). Foi criada em 1945, com a adopção do Acto Constitutivo a 16 de Novembro. O seu principal objectivo é o de contribuir para a paz, desenvolvimento humano e segurança no mundo, promovendo o pluralismo, reconhecendo e conservando a diversidade, promovendo a autonomia e a participação na sociedade do conhecimento.
Entre as tarefas da UNESCO no âmbito da sua missão, encontra-se a de promover a expansão e a melhoria da qualidade da educação, entendida como direito fundamental do indivíduo e instrumento essencial para uma política de diálogo entre os cidadãos e os Estados. O lema Educação Para Todos implica o combate às discriminações no acesso ao ensino e a educação contínua ao longo da vida, como meio de melhorar a adaptação às transformações do mundo actual.
Um dos objectivos da UNESCO é a promoção da paz e da cooperação internacional através da Educação. Desde a sua fundação em 1946, os educadores que trabalharam com a Organização produziram novos debates, ideias e sugestões relativos à educação dos jovens no sentido da compreensão internacional. Em 1953, a UNESCO lançou o Projecto da Rede de Escolas Associadas (ASPnet, Associated Schools Project Network). Em 2004, a Rede incluía já mais de 7500 instituições de ensino, desde a educação pré-escolar até à formação de professores, em 175 países. As Escolas Associadas comprometem-se a promover os ideais da UNESCO, desenvolvendo e/ou aplicando projectos-piloto destinados a preparar melhor as crianças e os jovens para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interdependente.
Estas escolas não são escolas privilegiadas ou especiais, são parte integrante do sistema educativo nacional e geridas de acordo com esse mesmo sistema. São instituições admitidas pelas autoridades nacionais a participar no sistema do SEA e tornarem-se assim escolas piloto, inspirando outras instituições a empreender projectos similares.
Pensamos que a identidade básica do Colégio Valsassina, as suas finalidades educativas e todo o trabalho que tem sido, e continuará a ser, desenvolvido no âmbito da educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável não só permite às crianças e jovens uma preparação para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interdependente, bem como possibilita a comunidade educativa uma visão integrada dos quatro pilares do desenvolvimento sustentável:
- Respeito e cuidado pela comunidade de Vida;
- Integridade ecológica;
- Justiça social e económica;
- Democracia, não-Violência e Paz.
Consideramos assim que existe uma grande proximidade entre os nossos ideais e os da UNESCO, facto que motivou a candidatura do Colégio Valsassina à Rede de Escolas Associadas. O elemento central desta candidatura é o Projecto Eco-Valsassina tendo em conta a experiência acumulada e trabalho desenvolvido nos últimos anos, no âmbito da educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável.
Acreditamos que, para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência ecológica, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afectivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas) e faça uso de múltiplos saberes (ciências naturais, ciências sociais, disciplinas humanísticas, etc.) de forma a permitir a complexidade do mundo e agir com inteligência, ética e afecto. É com base nestes grandes princípios que o Colégio Valsassina tem orientado o trabalho desenvolvido nas áreas da educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável.
Tal como consta do projecto educativo do Colégio Valsassina, é nossa intenção dar expressão a um ideal que procure compatibilizar com a vida em sociedade e, por isso, promover uma educação para a diferença, uma educação para a mudança, uma educação globalizante.
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