sexta-feira, outubro 26, 2007

Conselho Eco-Escola: primeira reunião 2007/08



A força motriz do EcoValsassina é o conselho Eco-Escolas.


É o espaço por excelência para o exercício da cidadania ambiental dos elementos da comunidade escolar. O conselho é constituído por professores, funcionários, alunos, estando acima de tudo, aberta a participação de todos quantos desejem fazer algo mais pela nossa escola. Procuramos partilhar ideias, debater estratégias, juntar esforços e organizar actividades acreditando que no final o resultado é maior do que a soma das partes. Trabalhamos para um futuro melhor.




A primeira reunião do conselho 2007/08 teve lugar no passado dia 24 de Outubro e contou com a presença de cerca de 45 elementos da comunidade escolar. Entre as “principais novidades” para este ano destacamos a presença de todos os delegados e/ou subdelegados de turma do 5º ao 12º ano. Por outro lado, foi uma oportunidade para dinamizar métodos interactivos que possibilitaram, um efectivo encontro e troca de ideias/experiências entre os vários actores da escola, o que contribuiu para a criação do chamado capital intelectual e social e, em simultâneo, para o aparecimento de soluções colaborativas (que muitas vezes se revelam inovadoras).


As mais valias criadas por esta metodologia são de extrema importância pois além de poderem identificar soluções mais adequadas, co-responsabilizam os participantes e constroem parcerias criando maiores oportunidades para a implementação de medidas de gestão (Vasconcelos, 2000).

Para além disso, pensamos que desta forma foi possível melhorar a comunicação entre os vários elementos da comunidade educativa, permitir uma melhor aceitação das decisões colectivas e, acima de tudo, aumentar a união desses elementos em torno de uma causa comum.


Bibliografia:

Vasconcelos, L. T. (2000). News Ways in Shaping Local Agendas - the Experience in Implementing Sustainability at the Municipal Level. ACSP Nov 2-5, 2000, Atlanta, Georgia, USA


Vasconcelos, L.T. (2001). O Envolvimento do Cidadão na Conservação da Biodiversidade - Rumo à Democracia Deliberativa. 2º Congresso Nacional da Conservação.


João Gomes

Sem comentários: