domingo, outubro 28, 2007

EcoValsassina - Cinco anos

E sempre que o Homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança

António Gedeão, A Pedra Filosofal

Arrisco-me a dizer que já ouvi testemunhos sobre tudo um pouco nestes catorze anos enquanto aluno do colégio. Dizem-me aqueles que há mais tempo cá estão que a Educação Ambiental não é uma coisa nova aqui na escola. Folheando esses testemunhos e antigos números da Gazeta Valsassina, acrescentando umas notas da minha memória, posso aperceber-me de que a Educação Ambiental é, de facto, um valor há muito preservado pelo Colégio. Pelo mesmo processo de compilação, noto que o mesmo acontece com o ensino experimental e com o trabalho de projecto.
Estas três componentes foram unidas e integradas no projecto EcoValsassina. Agora que penso nisso, já lá vão cinco anos! Cinco anos passaram desde que, no meu oitavo ano, me apresentaram o projecto Eco-Valsassina e o programa Eco-Escolas. Lembro-me de que ao longo desse ano o professor de ciências teimava em passar trabalhos para este novo projecto cuja metodologia própria tentava também transmitir. Ao princípio parecia repetitivo: todas as aulas havia coisas para falar, para aprender, para trabalhar, para debater, novos desafios para enfrentar no âmbito deste novo projecto. Na altura foi um pouco…porque sim. Decidi fazer parte desta embarcação. De uma embarcação que naquela altura tinha tripulação mas ainda procurava o rumo. O rumo foi fácil de encontrar: trabalhar. Trabalhámos todos afincadamente. Demos o nosso melhor. Foi-se evidenciando a importância mas sobretudo os ideais e princípios em que se sustenta o EcoValsassina. Entendi, finalmente, a importância da Educação Ambiental como meio de formação de novos e melhores cidadãos. Passou a ser para mim uma dupla oportunidade: uma oportunidade de aprender muito sobre preservação ambiental e uma oportunidade para poder actuar, para poder tomar medidas, para poder fazer alguma coisa no sentido da preservação do Planeta Azul. O professor de ciências tinha razão.
No final do ano recebemos o primeiro prémio – a bandeira verde! Ficámos todos muito orgulhosos quando soubemos que o nosso trabalho tinha sido avaliado com nota máxima. O EcoValsassina, que há cinco anos dava os primeiros passos, evoluiu e todas as acções que desenvolvemos tiveram algum resultado, conseguindo, mansamente, melhorar a nossa escola e formar ambientalmente a nossa comunidade escolar, por um melhor ambiente. Hoje a tripulação, já experimentada, é comandada por um respeitado almirante e é magnífico reparar que o nosso colégio está melhor. Os resultados devem-se ao esforço conjunto da comunidade e de uma equipa: o Conselho Eco-Escolas. Esta equipa continuou, continua e continuará a trabalhar como fez nos últimos cinco anos, e é um orgulho ver que continuamos a ser premiados com bandeiras verdes sucessivas, ano após ano, e que o nosso projecto é actualmente uma referência nacional e começa a ser também reconhecido internacionalmente. É gratificante constatar que alguns colegas mais novos começam agora a apostar neste projecto e se interessam por ele. A todos desejo que tenham o mesmo gosto que eu tenho e que se entusiasmem por estar a trabalhar no sentido do bem comum, agindo localmente mas pensando globalmente. Espero que esta equipa possa continuar a contar com todos: alunos, professores, pais, funcionários e direcção para que o Homem possa continuar a sonhar, o mundo possa continuar a pular e as crianças possam continuar a brincar.
António Grilo

Sem comentários: