Aconselhamos toda a geração EcoValsassina a não perder dois livros lançados recentemente em Portugal.
«Seis Graus - O Nosso Futuro num Planeta em Aquecimento»
Mark Lynas
Num relato quase fotográfico, o novo livro de Mark Lynas apresenta um possível futuro da nossa civilização se o actual ritmo do aquecimento global persistir.
Por muito surrealista que pareça, esta obra não é ficção científica nem sensacionalista. Os seis graus do título referem-se à possibilidade assustadora de as temperaturas médias subirem cerca de seis graus nos próximos cem anos. Os contrastes ambientais serão desmedidos: haverá, por um lado, rios dez vezes maiores do que o Amazonas, mas, por outro, mais de metade da população mundial sofrerá os efeitos da seca. No entanto, apesar de uma visão quase apocalíptica, o autor termina com a apresentação de diversas estratégias que permitem contornar o problema do aquecimento global. Com um pouco de antevisão, alguma estratégia e sorte, podemos pelo menos deter o rumo catastrófico no qual nos temos deixado levar. Mas a altura de agir é agora!
Mark Lynas é um autor britânico, jornalista e activista ambiental focado nas mudanças climatéricas. Colabora para as revistas New Statesman, Ecologist, Granta e Geographical, e para os jornais The Guardian e The Observer no Reino Unido. É licenciado em História e Política pela Universidade de Edimburgo. Nasceu em 1973 e mora em Oxford, na Inglaterra.
«O Mundo sem Nós»
Alan Weisman
Best-seller do New York Times, um livro fundamental para salvar o Planeta.
Se nos retirássemos agora da Terra, definitivamente, o que se passaria? Quais os vestígios do Homem que permaneceriam e quais os que desapareceriam? Como mudaria o planeta?
Numa altura em que vivemos tão preocupados e ansiosos com os efeitos do nosso impacto sobre o clima e o ambiente, este livro oportuno permite-nos ter uma ideia do que deixaríamos realmente como legado da nossa passagem por este planeta.
Regressaria o clima ao que era antes de ligarmos os nossos motores? Conseguiria a Natureza apagar todos os vestígios da civilização humana, incluindo as miríades de produtos sintéticos e de plástico? Por que razão certos edifícios, certas pontes, resistiriam mais à usura do tempo do que outros? O que ficaria da nossa arte? Que animais prosperariam e que raças se extinguiriam?
Alan Weisman convida-nos a uma instrutiva viagem à volta à Terra… sem nós!
(texto: www.fnac.pt)