domingo, dezembro 15, 2013

Crescer num espaço quinta

Um dos motivos pelos quais os meus pais me inscreveram no Colégio Valsassina foi a oportunidade de crescer num local privilegiado em espaços verdes, inserido numa grande cidade como Lisboa.

Em primeiro lugar, crescer num espaço quinta é crescer em permanente contacto com a Natureza. Desde pequenos, que através da horta do jardim-de-infância, aprendemos a respeitar e a cuidar dos espaços verdes. Recordo com nostalgia, as idas à quinta e as visitas ao jardim da casa principal.
Por outro lado, são vários os projetos em que somos desafiados a desenvolver trabalhos manuais como colagens com materiais da quinta.

Em segundo lugar, os educandos desfrutam por diversas vezes de aulas ao ar livre, desde as aulas de Ciências da Natureza até às de Educação Física. Mais recentemente, tenho trabalhado em projetos da disciplina de Biologia e Geologia em que a componente prática é muitas vezes desenvolvida no exterior.

Todos os anos, antes do final do ano letivo, temos a festa da escola, onde alunos, professores, funcionários e encarregados de educação se reúnem para um piquenique, usufruindo deste espaço.
No meu caso, tive o duplo privilégio de crescer com a Natureza, tanto durante o período escolar, como em férias e fins-de-semana, o que me permitiu complementar estas duas vertentes. Sem dúvida alguma, que foi deste “percurso verde” de 12 anos no colégio, que resultou a minha predileção pela área científica.


Mafalda Gomes. 10º1A

Sem comentários: