terça-feira, dezembro 22, 2009

Os resíduos devem ser encarados como um importante recurso (3)

(excerto de um trabalho de pesquisa e análise - Quanto se produz de resíduos per capita/dia?)
Se a população mundial produzisse os mesmos 700 gramas que se produzem per capita/dia em minha casa, existiriam diariamente 4 760 000 t/dia de RSU para eliminar.
Na minha pesquisa, apurei que, em Portugal, são gastos diariamente 1250 € na gestão de resíduos (in INE, Portugal, 2008, Anuário Estatístico de Portugal 2007, pp. 73) e, uma vez que estamos em crise, considero necessária uma solução mais viável de eliminação destes materiais, como forma de ajudar a nossa economia.
Após um maior conhecimento de cada método de eliminação de resíduos sólidos urbanos, apercebi-me de que todos os processos são extremamente importantes e complementam-se no tratamento dos RSU. Contudo, necessitamos de uma evolução e de uma rentabilidade cada vez maiores destes sistemas, uma vez que a produção de RSU está constantemente a aumentar. Para isso, é absolutamente indispensável a contribuição das populações para uma separação mais eficaz e, se possível, uma diminuição da produção de resíduos. A separação prévia dos resíduos produzidos nas nossas casas simplifica o seu tratamento futuro, quer seja papel/cartão, plástico/metal ou vidro e até resíduos menos frequentes tais como pilhas, lâmpadas, tinteiros e
electrodomésticos, que contêm substâncias tóxicas e prejudiciais para a natureza a longo prazo.
Assim, podemos considerar que a triagem e a reciclagem são, talvez, os passos mais importantes de todo este processo a fim de proteger o Ambiente e as populações. Têm ainda a vantagem de contribuir para uma simplificação e para uma redução de custos dos processos de tratamento, o que beneficia a economia.
Teresa Douwens, 10º1B

Sem comentários: