terça-feira, março 20, 2007

Ocupação antrópica na faixa litoral norte de Portugal

Costa de Caparica - Ocupação antrópica

Ocupação antrópica consiste na ocupação de grandes zonas da superfície terrestre pelo Homem com consequente modificação das paisagens naturais. Na faixa litoral Norte, no Bairro de Paramos, esta ocupação foi efectuada no litoral, tornando-se perigoso para a população, uma vez que ocorreu evolução do litoral.

A evolução do litoral (avanço do mar, e consequente recuo da linha de costa) tanto pode ter causas naturais, como antrópicas, sendo estas últimas as mais significativas.

Algumas causas naturais são a alternância entre períodos de glaciação e interglaciação e deformação das margens continentais provocada por movimentos tectónicos.

Relativamente às causas antrópicas estas incluem, entre outras, o agravamento do efeito de estufa provocado pelo excesso de produção de CO2 (e consequente aumento do nível médio da água do mar), a diminuição da quantidade de sedimentos devido à construção de barragens nos rios, a destruição de dunas e a extracção de inertes para a construção civil.

Como se verificou no bairro de Paramos, a ocupação de zonas muito próximas do litoral, pode ter perigosas consequências, pois interfere no equilíbrio do sistema dinâmico que é o litoral, causando perturbações muitas vezes catastróficas e irreparáveis.

Existem algumas medidas, consideradas preventivas, mas que por vezes ainda agravam mais o problema de erosão e destruição da costa. Uma delas é a construção de estruturas transversais (esporões) ou paralelas à linha de costa (paredões). Para além de caras são más para o litoral pois, apesar de resolver o problema numa zona, vêm agravar a situação nos locais adjacentes.

Outra maneira de prevenir uma excessiva e desordenada ocupação do litoral é através da introdução criação de planos de ordenamento e de intervenção na orla costeira. Destacam-se o POOC e Programa FINISTERRA. Apesar de constituírem um importante passo para a resolução deste problema, ainda existem muitos obstáculos à sua implementação, e muitas vezes são de difícil cumprimento. Na faixa litoral Norte, é especialmente notória a falta de cumprimento destes planos (veja-se o exemplo do bairro de Paramos).

O bairro de Paramos constitui um exemplo do que as pressões urbanísticas na faixa litoral (nomeadamente Norte) podem provocar. O litoral é um sistema dinâmico, e a intervenção descuidada do Homem afecta o seu equilíbrio, resultando em perturbações irreparáveis. Para tal ser evitado existem um conjunto de medidas que podem ser tomadas. Contudo, é necessário ter cuidado para que as supostas “medidas preventivas” não agravem ainda mais a situação.

João Miguel Bezelga, 11º 1B

Sem comentários: