sexta-feira, março 16, 2012

Uma Maquete do Bairro dos Lóios....

Uma Maquete do Bairro dos Lóios

Este foi o desafio apresentado à nossa escola através do qual se pretendia juntar num mesmo projeto alunos das escolas do Bairro dos Lóios e moradores. A iniciativa foi dinamizada por João Rosa, estagiário da ESE de Lisboa e morador neste bairro de Chelas onde o Colégio Valsassina também está integrado.
Durante a construção foi possível refletir sobre algumas questões sociais, económicas e ambientais. O ponto alto deste processo coincidiu com a última etapa, a conclusão da maquete teve lugar na "loja 31" tendo sido possível juntar alunos do Valsassina, moradores e utentes deste espaço.
















A "loja 31" é uma loja solidária para entrega e aquisição de bens sem quaiquer custos (roupa, calçado, livros, brinquedos, etc.), iniciativa desenvolvida no âmbito do Projeto 2T's (promovido pelo CESIS em parceria com os Eco-Estilistas e com o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios/SCML e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa - Programa BIPZIP). Para além da "loja 31" o Projeto 2T's desenvolve ainda o Banco de Tempo do Bairro dos Lóios/Marvila para troca de saberes, vontades e tempos disponíveis; e Ateliers de reutilização para a criação de objetos úteis a partir de excedentes de lixo doméstico e empresarial.


Foi uma experiência muito rica e que deixou sementes para futuras atividades.
O nosso Obrigado e até já...

Sem comentários: