sexta-feira, março 16, 2012

O que o mar nos devolve…



Em 26 de Fevereiro de 2010 a jornalista Filomena Naves escreveu uma notícia no Diário de Notícias relativa à descoberta no Oceano Atlântico de uma ilha formada por lixo de plásticos. Esta ilha é comprável à ilha de plástico flutuante que existe no Pacífico.
A maioria dos resíduos existentes corresponde a plásticos o que torna este problema ainda mais grave. Os plásticos a boiar têm o aspecto de medusas. Muitos animais marinhos, como as tartarugas alimentam-se destes animais, confundem-nos com os resíduos e podem morrer asfixiadas. Por outro lado, o plástico não desaparece completamente: desfaz-se até só sobrarem partículas que vão poluir a água e envenenar os animais. Além disso, com frequência, as aves e peixes de maior porte vão ficar com o estômago cheio de lixo o que vai dificultar a alimentação e digestão.
Em Fevereiro de 2012, numa saída à ilha da Boa Vista em Cabo Verde, foi possível verificar uma grande acumulação de lixo junto à costa, com destaque para plásticos e outros resíduos não biodegradáveis. Esta evidência alerta-nos para o problema dos resíduos que são lançados para o mar e para as consequências que a sua presença tem para a biodiversidade marinha.
Os oceanos são importantes para o planeta. Neles se originou a vida. A sua biodiversidade é enorme. São grandes produtores de oxigénio, regulam a temperatura da Terra, interferem na dinâmica atmosférica, caracterizam ciclos climáticos. Além disso, a maior parte da população mundial mora junto ao litoral. 
O mar é também uma importante via de transporte. É ainda uma fonte de extração de minerais e destino dos que procuram turismo e lazer.
Assim, podemos concluir que esta imagem nos revela um problema global, uma vez que muitos dos resíduos encontrados não são originários de Cabo Verde.

Mariana Martinho 12º1, Margarida Delgado 12º1, Carolina Fonseca 10º1A. Jovens Repórteres para o Ambiente

Sem comentários: