A grande finalidade do Projecto Educativo do Colégio Valsassina é a de uma Educação globalizante, para a diferença e para a mudança.
Como Eco-Escola toda a comunidade participa em torno do mesmo objectivo: um melhor ambiente!
Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova veneração face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida.
A Tetra Pak dinamizou um concurso através do qual desafiou as escolas portuguesas a demonstrar o espírito natalício ecológico, através da construção de uma árvore com base na reutilização das embalagens de cartão da Tetra Pak. O Colégio Valsassina participou neste concurso com um trabalho foi realizado pela turma 6ºA sob a coordenação das professoras Maria Jesus Ferreira e Maria Rebelo.
Ordem de Trabalhos 1. Apresentação do conselho 2. Programa Eco-Escolas: apresentação aos novos membros 3. Normas de funcionamento do conselho 4. Projecto Eco-Valsassina • Auditoria ambiental • Plano de acção • Eco-Equipas 5. Outros
Os alunos das salas de 5 anos do Jardim de Infância, foram visitar o Jardim Tropical. Durante a sua passagem por este “museu vivo”: observaram animais, as árvores e viram as diferenças nos troncos, na altura, na cor e na forma das folhas, dos frutos e das flores; fizeram exercícios sensoriais de tacto e olfacto; recolheram folhas secas, troncos e frutos para elaborar trabalhos na escola. Na escola, em conversa com os colegas e através dos trabalhos realizados, foi possível avaliar que as crianças acharam o Jardim Tropical um local com muitas coisas interessantes e algumas demonstraram vontade de lá voltar com os pais.
A «Operação Escola Eficiente» é uma iniciativa promovida pelo Instituto da Água, I.P., que se enquadra no âmbito do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA), considerando a Área Programática AP2 - Sensibilização, Informação e Educação. Nesta Área Programática insere-se a medida Escola Eficiente, dirigida especificamente à população escolar, desde o nível pré-escolar até ao ensino secundário, visando promover hábitos e procedimentos para o uso eficiente da água, não só nos estabelecimentos de ensino mas projectando-se no exterior da escola. Pretende-se com esta Operação estabelecer um mecanismo para a criação de uma atitude duradoura na população portuguesa, apostando nas camadas infantil e juvenil, desde os bancos da escola, como garante do potencial transformador de comportamentos, e incutir na população a importância da preservação dos recursos hídricos e consequente adopção de procedimentos de uso eficiente e poupança de água, em qualquer período e não apenas em situações de seca. Trata-se assim de uma iniciativa envolvente e mobilizadora das capacidades das escolas para criar uma consciência duradoura dos valores associados à água, enraizada nas camadas mais jovens da sociedade, criando também uma atitude de mudança com efeitos na população em geral. O Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA) aprovado em 2005, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 113/2005, de 30 de Junho, tem como principal finalidade a promoção do uso eficiente da água em Portugal, especialmente nos sectores urbano, agrícola e industrial, contribuindo para minimizar os riscos de escassez hídrica e para melhorar as condições ambientais nos meios hídricos. O Colégio Valsassina foi um dos 30 estabelecimentos de ensino convidados a participar no arranque deste projecto a nível nacional. O trabalho que nos propomos desenvolver é ainda mais relevante tendo em conta que estamos em plena Década da ONU «Água pela Vida» (2005-2015). Neste contexto, a criação de uma consciência nacional nos cidadãos em geral para uma participação cívica activa, através de acções concretas que permitam promover o uso eficiente da água e, consequentemente, a sua gestão de uma forma sustentável, é um caminho para o desenvolvimento sustentável.
O Projecto Geração Depositrão surge em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do programa Eco-Escolas. O projecto Geração Depositrão tem como principal objectivo introduzir o tema dos REEE no programa escolar, não só através de trabalhos e actividades lançados aos alunos e professores mas, também, através da colocação de um contentor – Depositrão – nas escolas aderentes. O Colégio Valsassina associou-se este ano lectivo a este projecto. Para o efeito, a escola irá proceder à recolha de REEE e trabalhará na informação e sensibilização dos cidadãos, motivando o comportamento da entrega de pequenos electrodomésticos em fim de vida.
Campanha Escolas Conservação da Biodiversidade em Portugal: passou ou chumbou?
O Ano 2010 foi escolhido pela Assembleia-geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade e no âmbito desta celebração está a ser dinamizada uma campanha que pretende realçar a importância vital que a biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência. O tema da campanha - “A biodiversidade é a vida".
A SPEA lançou uma acção dirigida às escolas: a realização de trabalhos sobre o tema «Conservação da Biodiversidade em Portugal: passou ou chumbou?»
Os resultados foram agora apresentados. De todos os trabalhos apresentados, foram seleccionados os melhores 22 a nível nacional. Destes 15 são de alunos do Colégio Valsassina.
Colégio Valsassina
Profª Andreia Luz 8º C, Laura Marques da Costa, Margarida Trigo:Filme – melhor trabalho 8º C, João Cabral - Lince-Ibérico 8º C, Manuel Portela, Carolina Soromenho, Joana Vieira - Cegonha-negra Prof. João Gomes 8º B, Carolina Fonseca, Margarida Bernardo - Evolução da biodiversidade na Berlenga 8º B, Ana Pintado, Bruno Casaca, Mónica Gomes – Exóticas 8º A, Catarina Pauleta, Mariana Botelho - Airo (nas Berlengas) 8º B, Alexandra Pereira, Catarina Soares, Mariana Monteiro - Águia-imperial Ibérica 8º B, Gonçalo Mota Carmo, Tomás Carvalho, Manuel Antunes - Airo (nas Berlengas) 8º B, Eva Viola, Filipa Nascimento, Sakira Sattar - Lobo-Ibérico 8º B, Afonso Matos, Franscisco Barros, José Coelho - Águia-imperial 8º A, Marta Carvalho, Francisco Esguelha - Vibora-cornuda 8º A, Carolina Gonçalves, Rita Martins, Carolina Vigário – Golfinhos 8º A, Afonso Castela, Matilde Figueiredo, Inês Teixeira - Focas-monge nas desertas 8º B, Tiago Pestana, Jorge Severino, Guilherme Augusto - Águia-Bonelli 8º B, Miguel Silva, Diogo Pimentel, Paulo Paiva - Cabra-montesa
Os alunos irão ter a oportunidade de apresentar o seu trabalho a um eurodeputado português.
A Conferência Sustentabilidade. Políticas, Investigação e Práticas é organizada pela Associação CIDAADS em parceria com a Agência Ciência Viva e pretende ser um contributo para a avaliação da implementação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), bem como dar ênfase às políticas seguidas no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), promover o intercâmbio e divulgação de projectos de investigação e divulgar práticas inovadoras.
Trata-se de um evento que, pelas temáticas em discussão no domínio do Desenvolvimento Sustentável, reúne académicos, investigadores e profissionais de educação e de outros domínios, proporcionando espaços facilitadores da partilha de experiências e da troca de saberes e preocupações.
Acresce que a conferência deve ser encarada como um espaço de intervenção no âmbito da Educação para Cidadania com vista à tomada de uma maior consciência crítica que promova uma participação cidadã mais activa e eficaz, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento da Educação Ambiental e para a implementação da EDS.
No dia 2 de Outubro decorrerá o Painel V sob o tema "Dar voz à prática em EDS". O Colégio Valsassina foi convidado a apresentar uma comunicação onde se pretende dar a conhecer o nosso trabalho em prol de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Conheça os trabalhos realizados durante a Missão Jovens Repórteres para o Ambiente que contou com a participação da aluna do Cólégio Valsassina, Mariana Martinho (11º1).
O Bioblitz, conceito criado nos Estados Unidos da América em 1996, consiste num inventário em 24 horas dos organismos vivos numa determinada área, com a finalidade de caracterizar a biodiversidade existente. Os cientistas convidados estabelecem uma base próxima da área de estudo onde, juntamente com uma equipa de voluntários, procedem à identificação dos organismos encontrados pelos participantes. Esta actividade deve acontecer durante 24 horas completas, pois existem organismos que aparecem em diferentes alturas do dia.
O conceito Bioblitz utiliza um espaço verde urbano para despertar a consciência do público sobre a biodiversidade, a conservação e serviços do ecossistema. Esta interacção em tempo real entre investigadores e população permite à comunidade observar os cientistas em actividade, podendo participar na recolha das espécies. Paralelamente ao trabalho dos grupos de especialistas, ocorrem actividades paralelas (palestras, exposições, actividades experimentais), de forma a divulgar o conceito de biodiversidade e a sua importância no equilíbrio do ecossistema.
O local seleccionado para a realização do primeiro Bioblitz em Portugal, que decorreu em Outubro de 2008, foi a Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas! Este Campus localiza-se numa zona verde de pré-parque natural (a Ria Formosa), sendo frequentada por uma grande comunidade académica.
O Bioblitz Alvor 2010 realiza-se na zona ribeirinha de Alvor, nos dias 4 e 5 de Setembro.
O Projecto Jovens Reportéres para o Ambiente vai realizar uma Missão ao Bioblitz 2010. Jovens das Eco-Escolas portuguesas foram desafiados a apresentar a sua candidatura.
A aluna do Colégio Valsassina, Mariana Martinho (11º1), foi seleccionada para participar nesta missão.
É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que informamos que, pelo sétimo ano consecutivo, foi atribuído ao Colégio Valsassina o Galardão Bandeira Verde
Iremos continuar a trabalhar por um melhor ambiente...
O Ano 2010 foi escolhido pela Assembleia-geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade e no âmbito desta celebração está a ser dinamizada uma campanha que pretende realçar a importância vital que a biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência. O tema da campanha - “A biodiversidade é a vida. A biodiversidade é a nossa vida” – sublinha o “papel crucial da natureza no apoio à vida na Terra, incluindo a nossa”. A SPEA quer contribuir para as celebrações deste ano e dos objectivos da campanha e lançou uma acção dirigida às escolas, pretendendo envolver o maior número possível de alunos e professores do Continente e Arquipélagos. É altura de todos reflectirmos sobre o assunto e no que estamos a fazer para evitar a perda de biodiversidade e, por isso, a SPEA lançou um desafio às escolas para não ficaram de fora deste momento tão importante. Com a campanha “Conservação da Biodiversidade em Portugal: passou ou chumbou?, a SPEA pretende estimular o espírito crítico e incrementar o sentimento de cidadania para as matérias relacionadas com a temática da Biodiversidade. Assim, desafia as escolas a analisarem a actuação de Portugal em termos de conservação da Biodiversidade nos últimos 10 anos e convida-as a darem a sua avaliação, nomeadamente, se consideram que o resultado foi positivo (passou) ou negativo (chumbou). A participação pode também passar pelo envio de uma carta livre dirigida aos Eurodeputados Portuguesa sobre a Biodiversidade no nosso país.
O Colégio Valsassina associou-se a este desafio. As turmas do 8º ano procederam a uma avaliação da biodiversidade em Portugal, tendo sido entregues a concurso 33 trabalhos.
Os “Prémios de Reconhecimento à Educação” visam distinguir e galardoar Entidades educativas e formativas, que em 2009 se destacaram ao nível do contributo que prestaram junto e para a comunidade educativa, nomeadamente ao nível do ensino regular, de projectos específicos no âmbito da formação profissional e de situações de envolvimento da comunidade alargada no contexto escolar. Estes incluem várias categorias, entre as quais: - Ambiente e sustentabilidade: projectos desenvolvidos pela comunidade educativa que visem boas práticas no que respeita ao desenvolvimento de estratégias com vista à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Nesta categoria, na edição de 2010 o projecto ecoValsassina foi distinguido com uma Menção Honrosa.
A Cerimónia de Entrega dos Prémios Reconhecimento à Educação decorrerá na próxima Segunda-Feira, dia 5 de Julho, pelas 14h45, no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica de Lisboa, no âmbito da 18ª Conferência SInASE.
Integrado no Plano Anual de Actividades da disciplina de Ciências Naturais as turmas do 8º ano visitaram a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Beirolas. Esta visita enquadra-se no Projecto de Educação Ambiental ecoValsassina/Programa Eco-Escolas. Tem como principais objectivos: o Tomar conhecimento acerca do funcionamento de uma Estação de Tratamento e águas Residuais o Reconhecer a necessidade de tratamento de materiais residuais, para evitar a sua acumulação, considerando as dimensões económicas, ambientais, políticas e éticas. o Ampliar a consciência natural e ambiental dentro do quadro genérico da educação e formação o Contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em termos ambientais o Compreender que, de uma forma geral, o Homem pratica uma má gestão dos recursos naturais
As fotografias referem-se à última das visitas realizadas, com a participação da turma B do 8º ano (22/06/2010).
Estão quase concluídos os painéis "A tua energia faz a diferença..."
A sua colocação definitiva está prevista para o dia 5 Junho - Dia Mundial do Ambiente e Dia do Colégio...
Estes painéis pretendem, simbolicamente, deixar uma “marca” do projecto TWIST... Uma marca para o futuro, que representa o esforço de toda a comunidade escolar em prol de um Mundo Melhor... A caminho de uma Low Carbon School...
Está atento.... Procura-os nos espaços do Colégio Valsassina...
Todas as turmas do ensino básico procederam hoje à plantação de uma árvore no espaço/quinta do Colégio Valsassina.
Reflorestar os espaços verdes, promover a biodiversidade, aumentar o conforto dos espaços comuns da nossa escola são alguns dos objectivos desta acção. A acção sumidoura das árvores contribui ainda para o combate às alterações climáticas...
E porque acreditamos que a "Nossa energia faz a diferença", esta acção assinalou o desenvolvimento do Projecto TWIST no Colégio Valsassina.
Embora ainda estejam planificadas algumas acções até ao final do ano lectivo, é já amanhã que será entregue o Relatório Final de Actividades deste Projecto.
Depois de uma manhã de comunicações a tarde foi dedicada a ateliers. O destaque foi para a construção do painel "A nossa energia faz a diferença". Alunos (do jardim de infância ao secundário), professores, equipa directiva e funcionários deixaram a sua marca...
Com o auditório cheio de alunos do secundário foi possível receber um convidado especial, o economista João César das Neves. A sessão realizou-se de uma forma muito dinâmica, tendo sido colocadas muitas questões e debatidos muitos problemas que afectam actualmente o nosso país.
Como tal, acreditamos que foi conseguido o objectivo do projecto ao fomentar nos jovens o sentido de cidadania e participação despertando-os para temas desociedade através do testemunho de algumas figuras publicas que ospersonificam.
Nos dias 22 e 23 de Abril de 2010, vai ser organizado na Universidade Católica Portuguesa uma Simulação da Organização das Nações Unidas .
Uma Simulação da Organização das Nações Unidas é um evento em queestudantes de vários sítios se juntam e simulam que são delegados dospaíses da ONU. Este é um evento mundialmente conhecido (“Model United Nations”) e tem a chancela oficial da própria organização. Os “delegados” trabalham, negoceiam e fazem compromissos como se fossem diplomatas verdadeiros e aprendem ao mesmo tempo e de forma acessível como a ONU funciona e defende o interesse global.
O Colégio Valsassina foi convidado para participar neste evento, o que muito nos honra.
São 8 os alunos participantes cada um representa um país:
No dia DN a Tu e a Tua escola vão ser o centro do Mundo!... É com este slogan que o Diário de Notícias promove a visita de várias personalidades a várias escolas de todo o país. O Colégio Valsassina foi uma das escolas selecionadas para o RoadShow 2010: http://www.nescolas.dn.pt/index.php?a=roadshow
No dia 23, pelas 10h, está atento!.... Contamos com a tua participação...
Nos dias 21 e 22 de Abril de 2010 decorrerá no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa, a 3ª edição do evento "Os Dias do Desenvolvimento" 2010 subordinado ao tema “Cidadania e Desenvolvimento”.
Tal como sucedeu na edição anterior, o Colégio Valsassina estará presente neste evento. Os projectos, a forma como as actividades são desenvolvidas, a promoção de uma educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável, constituem a base do que pretendemos mostrar no stand "Pensar a Terra, Agir no Valsassina".
A Comissão Organizadora das XV Olimpíadas do Ambiente informou-nos que o Projecto ecoValsassina foi um dos premiados, seleccionados pelo Júri, na modalidade Ambiente e Cidadania.
"A Terra é a nossa casa" é o tema de um projecto desenvolvido pela turma 5 do 12º ano.
A ideia é construir um "objecto" (escultura, instalação, etc.) para ser instalado num espaço do Colégio Valsassina, de modo a sensibilizar para um determinado problema ambiental.
Uma das primeiras etapas foi a escolha do tema por grupo e a elaboração de um trabalho que pretende chamar a atenção para certos problemas ambientais.
14 Abril Projecto Ver(de) Lisboa – saída ao estuário do Rio Tejo 5ºC
15 Abril ETAR Beirolas 8ºA
16 Abril Projecto Ver(de) Lisboa – saída ao estuário do Rio Tejo 5ºB
20 Abril Grutas de Sto António e Pegadas de Dinossauro da Serra de Aire 7ºC, 7ºD
21 Abril Grutas de Sto António e Pegadas de Dinossauro da Serra de Aire 7ºA, 7ºB
23, 24 e 25 Abril Parque Nacional da Peneda-Gerês 10º1, 10º1B, 11º1
26 Abril Projecto Ver(de) Lisboa – saída ao estuário do Rio Tejo 5ºA
Ateliers desenvolvidos pelos alunos do secundário para os colegas mais novos (1º e 2º ciclo)
19 Abril 20 Abril 21 Abril
Sessões de informação e sensibilização
19 Abril Combate às alterações climáticas: A Tua Energia Faz a Diferença…. Projecto TWIST 5º e 6º ano
27 Abril Gestão de resíduos CML – Divisão de educação e sensibilização sanitária 7º A, 7ºB, 7ºD
28 Abril Gestão de resíduos CML – Divisão de educação e sensibilização sanitária 7º C
Exposições
Vida e Obra de Charles Darwin
Os limites do corpo humano
Os vulcões da Terra Trabalhos realizados por alunos do 7º ano
Em acção no exterior do Colégio
21 e 22 Abril Stand “Pensar a Terra, Agir no Valsassina” 3º edição de “Os dias do desenvolvimento” Centro de Congressos de Lisboa
23 e 23 Abril Model United Nations - Simulação da ONU Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa
Jornadas ecoValsassina: Contributos para uma sociedade de baixo carbono
30 Abril
Brochura “A Tua Energia Faz a Diferença” 30 Abril Lançamento da brochura “A Tua Energia Faz a Diferença” Sensibilização e informação sobre as alterações climáticas
II Mini-Olimpíadas do Ambiente
23 e 28 Abril Concurso destinado aos alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo.
Acções “A Tua Energia Faz a Diferença”
Vamos cuidar dos espaços verdes do Colégio Plantação de uma árvore por turma Todas as turmas do Colégio
30 Abril Deixa aqui a tua energia… Construção de um painel colectivo de sensibilização para o combate às alterações climáticas Comunidade escolar
30 Abril Apresentação do vídeo “A Tua Energia Faz MESMO a Diferença…”
"Colégio Valsassina: A Caminho de uma Low Carbon School /2012" é o tema da comunicação que o Colégio Valsassina irá apresentar no Painel: Recursos Naturais, Sustentabilidade e Humanidade.
O Projecto Limpar Portugal é um movimento cívico cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa que decorreu no dia 20 de Março de 2010. Limpar Marvila é uma iniciativa integrada neste evento à qual o Colégio aderiu. Foram vários os professores, alunos e pais que aderiram de forma voluntária a esta iniciativa.
Uma das iniciativas desenvolvida no Colégio Valsassina durante a campanha Escola-Electrão foi um concurso dirigido a todas as turmas do 2º ciclo. E as turmas vencedoras foram:
A Campanha de Recolha de REEE acabou no dia 12/03/2010.
Independentemente dos resultados do concurso, dinamizado pela Amb3E, foi muito gratificante acompanhar a forma como toda a comunidade escolar se envolveu: professores, alunos, funcionários, pais/encarregados de educação, parceiros do Colégio Valsassina e ainda outras instituições/empresas que voluntariamente aderiram a este projecto.
A quantidade recolhida ultrapassou as nossas expectativas (oportunamente divulgaremos os valores). Obrigado a todos os que participaram...
A campanha de recolha de livros para escolas de Cabo Verde está a ser muito bem recebida por toda a comunidade escolar. Tem sido grande a participação...
Informamos que esta campanha está em vigor até ao final deste ano lectivo.
Realizou-se no passado dia 4 de Março a 2ª Eliminatória das Olimpíadas de Ambiente 2009/2010.
Participaram no Colégio Valsassina 8 alunos (5 na categoria júnior; 3 na categoria sénior).
Categoria Júnior
Os resultados (provisórios), referentes apenas às questões de escolha múltipla (máx. 30 pontos) e sem estarem validados pela organização foram:
Diogo Monteiro (9ºC), 27 pts
Max Ferreira (9ºB), 25 pts
Manuel Galvão (9ºB), 22 pts
Gonçalo Lourenço (9ºB), 17 pts
Vasco Diogo (8ºC), 16 pts
Categoria Sénior
A correcção integral das provas é da responsabilidade da organização nacional. Os resultados $ apenas serão divulgados após o seu envio pela comissão de organização.
A campanha de recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos termina no próximo dia 12 de Março.
Tem sido gratificante acompanhar o esforço de todos os elementos da comunidade escolar (alunos, pais e encarregados de educação, professores, funcionários, etc.) durante esta campanha.
A merecer destaque a colaboração da CERCI Lisboa que se envolveu directamente na recolha de REEE em nosso favor. O nosso Obrigado!...
É um dia especialmente dedicado à sensibilização e recolha de REEE. Para assinalar este dia o Colégio Valsassina recebeu a visita de um Ecoponto Ponto Electrão, tendo também sido lançado um concurso a todas as turmas do 1º e 2º ciclo, onde pretendemos premiar as turmas que maior quantidade de REEE recolherem até o dia 12 de Março.
A campanha de recolha de REEE decorre até ao dia 12 de Março. Se necessitar de algum esclarecimento ou informação envie-nos um email para ecovalsassina@hotmail.com
O Colégio Valsassina foi distinguido com o Galardão Rede Climática Menção Honrosa na Categoria Escolas.
Este galardão foi entregue em Viana do Castelo no passado dia 20 de Fevereiro. O trabalho apresentado refere-se ao projecto "A caminho de uma Low Carbon School", através do qual pretendemos reduzir a pegada carbónica do Colégio em 10% até 2012 (por comparação com os dados de 2006).
Três escolas parceiras da rede SEA-UNESCO em Cabo Verde precisam da nossa colaboração para equipar as suas bibliotecas. Todos podemos contribuir com: · Livros · Manuais escolares · Publicações diversas · Jogos didácticos · Outros recursos educativos
As escolas carenciadas são a Escola Secundária de Chão Bom, Tarrafal, a Escola Secundária dos Mosteiros, Ilha do Fogo, e a Escola S.O.S. (EB1) na Praia. Os materiais recolhidos destinam-se a alunos do 1º ciclo até ao secundário.
Os materiais podem ser depositados no átrio do liceu.
Estamos certos que todos irão colaborar... Só assim é possível caminhar para a Sustentabilidade….