quinta-feira, setembro 02, 2010

Missão JRA - Bioblitz 2010

O Bioblitz, conceito criado nos Estados Unidos da América em 1996, consiste num inventário em 24 horas dos organismos vivos numa determinada área, com a finalidade de caracterizar a biodiversidade existente. Os cientistas convidados estabelecem uma base próxima da área de estudo onde, juntamente com uma equipa de voluntários, procedem à identificação dos organismos encontrados pelos participantes. Esta actividade deve acontecer durante 24 horas completas, pois existem organismos que aparecem em diferentes alturas do dia.

O conceito Bioblitz utiliza um espaço verde urbano para despertar a consciência do público sobre a biodiversidade, a conservação e serviços do ecossistema. Esta interacção em tempo real entre investigadores e população permite à comunidade observar os cientistas em actividade, podendo participar na recolha das espécies. Paralelamente ao trabalho dos grupos de especialistas, ocorrem actividades paralelas (palestras, exposições, actividades experimentais), de forma a divulgar o conceito de biodiversidade e a sua importância no equilíbrio do ecossistema.

O local seleccionado para a realização do primeiro Bioblitz em Portugal, que decorreu em Outubro de 2008, foi a Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas! Este Campus localiza-se numa zona verde de pré-parque natural (a Ria Formosa), sendo frequentada por uma grande comunidade académica.

O Bioblitz Alvor 2010 realiza-se na zona ribeirinha de Alvor, nos dias 4 e 5 de Setembro.
O Projecto Jovens Reportéres para o Ambiente vai realizar uma Missão ao Bioblitz 2010. Jovens das Eco-Escolas portuguesas foram desafiados a apresentar a sua candidatura.
A aluna do Colégio Valsassina, Mariana Martinho (11º1), foi seleccionada para participar nesta missão.


Mais informações sobre esta iniciativa em: http://www.bioblitzportugal.com

Sem comentários: