sábado, novembro 20, 2010

Operação Escola Eficiente

A «Operação Escola Eficiente» é uma iniciativa promovida pelo Instituto da Água, I.P., que se enquadra no âmbito do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA), considerando a Área Programática AP2 - Sensibilização, Informação e Educação. Nesta Área Programática insere-se a medida Escola Eficiente, dirigida especificamente à população escolar, desde o nível pré-escolar até ao ensino secundário, visando promover hábitos e procedimentos para o uso eficiente da água, não só nos estabelecimentos de ensino mas projectando-se no exterior da escola.
Pretende-se com esta Operação estabelecer um mecanismo para a criação de uma atitude duradoura na população portuguesa, apostando nas camadas infantil e juvenil, desde os bancos da escola, como garante do potencial transformador de comportamentos, e incutir na população a importância da preservação dos recursos hídricos e consequente adopção de procedimentos de uso eficiente e poupança de água, em qualquer período e não apenas em situações de seca.
Trata-se assim de uma iniciativa envolvente e mobilizadora das capacidades das escolas para criar uma consciência duradoura dos valores associados à água, enraizada nas camadas mais jovens da sociedade, criando também uma atitude de mudança com efeitos na população em geral.
O Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA) aprovado em 2005, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 113/2005, de 30 de Junho, tem como principal finalidade a promoção do uso eficiente da água em Portugal, especialmente nos sectores urbano, agrícola e industrial, contribuindo para minimizar os riscos de escassez hídrica e para melhorar as condições ambientais nos meios hídricos.
O Colégio Valsassina foi um dos 30 estabelecimentos de ensino convidados a participar no arranque deste projecto a nível nacional.
O trabalho que nos propomos desenvolver é ainda mais relevante tendo em conta que estamos em plena Década da ONU «Água pela Vida» (2005-2015).
Neste contexto, a criação de uma consciência nacional nos cidadãos em geral para uma participação cívica activa, através de acções concretas que permitam promover o uso eficiente da água e, consequentemente, a sua gestão de uma forma sustentável, é um caminho para o desenvolvimento sustentável.

Sem comentários: