quinta-feira, julho 01, 2010

Conservação da Biodiversidade em Portugal: passou ou chumbou?

O Ano 2010 foi escolhido pela Assembleia-geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade e no âmbito desta celebração está a ser dinamizada uma campanha que pretende realçar a importância vital que a biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência. O tema da campanha - “A biodiversidade é a vida. A biodiversidade é a nossa vida” – sublinha o “papel crucial da natureza no apoio à vida na Terra, incluindo a nossa”.
A SPEA quer contribuir para as celebrações deste ano e dos objectivos da campanha e lançou uma acção dirigida às escolas, pretendendo envolver o maior número possível de alunos e professores do Continente e Arquipélagos.
É altura de todos reflectirmos sobre o assunto e no que estamos a fazer para evitar a perda de biodiversidade e, por isso, a SPEA lançou um desafio às escolas para não ficaram de fora deste momento tão importante. Com a campanha “Conservação da Biodiversidade em Portugal: passou ou chumbou?, a SPEA pretende estimular o espírito crítico e incrementar o sentimento de cidadania para as matérias relacionadas com a temática da Biodiversidade.
Assim, desafia as escolas a analisarem a actuação de Portugal em termos de conservação da Biodiversidade nos últimos 10 anos e convida-as a darem a sua avaliação, nomeadamente, se consideram que o resultado foi positivo (passou) ou negativo (chumbou). A participação pode também passar pelo envio de uma carta livre dirigida aos Eurodeputados Portuguesa sobre a Biodiversidade no nosso país.

O Colégio Valsassina associou-se a este desafio. As turmas do 8º ano procederam a uma avaliação da biodiversidade em Portugal, tendo sido entregues a concurso 33 trabalhos.

Sem comentários: