sábado, janeiro 24, 2009

Acta do 1º Conselho EE do ano lectivo 2008/09

Aos vinte e cinco dias do mês de Novembro do ano de dois mil e oito, pelas catorze horas e quarenta e cinco minutos, realizou-se, no Auditório do Colégio Valsassina, a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas do corrente ano lectivo.
Estiveram presentes os professores, funcionários, os alunos e os representantes da Cerci mencionados no documento em anexo.
Na reunião chamou-se a atenção dos presentes para os sete passos da Eco-Escola e para as funções do Conselho Eco-Escola. Foram ainda transmitidas as novidades quer sobre o mesmo Conselho quer acerca da XIV edição das Olimpíadas do Ambiente. Quanto à cerimónia do hastear da Bandeira Verde, foram informados os presentes sobre a inauguração do painel de azulejos aquando do hastear e foram pedidas ideias para outros eventos a ocorrer em simultâneo com a iniciativa. No que diz respeito à Auditoria Ambiental do corrente ano, foi feita uma pequena apresentação dos objectivos deste passo de uma Eco-Escola e um grupo de alunos da turma B do sétimo ano divulgou as falhas detectadas nas casas de banho do Colégio, nomeadamente no desperdício de água provocado pela desregulação dos temporizadores das torneiras. Foram também apresentados os dados referentes ao conhecimento da política dos três Rs por parte dos elementos da comunidade escolar: sessenta por cento dos alunos do segundo ciclo, quarenta por cento dos alunos do terceiro ciclo, cem por cento dos alunos do ensino secundário e trinta por cento dos funcionários inquiridos sabem o significado dos Rs.
Na segunda parte da reunião constituiram-se grupos entre os presentes de modo a que fossem heterogéneos. A cada grupo foi atribuida a tarefa de escolher um problema nas políticas ambientais do Colégio. Assim, acerca desse problema, foi pedido que fizessem a sua definição, caracterização e que encontrassem modos de resolver o problema (estratégias e formas de redução das variáveis negativas e reforço das positivas). Deveriam ainda referir quais os elementos da comunidade escolar envolvidos na resolução do referido problema. Posteriormente, cada grupo escolheu um porta-voz para apresentar os principais resultados da discussão. Deste modo é de assinalar que os principais problemas apresentados pelos grupos incidiram no excessivo gasto de água bem como no de papel, referindo a importância da implementação do uso de papel reciclado.
Os documentos de trabalho dos grupos assim como as propostas que irão ser incluídas no plano de acção 08/09 encontram-se em anexo.
Nada mais havendo a acrescentar deu-se por terminada a reunião da qual se lavrou a presente acta que, após lida, será assinada por todos os presentes e por mim que a elaborei.
J.S.

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