Sexta-feira, 2 de Maio, Seia foi ponto de encontro para 72 jovens oriundos de todo o pais. O motivo para albicastrenses, bracaraugustanos, escalabitanos, picuenses, farenses e madeirenses, entre outros, se reunirem durante um fim-de-semana foi para por à prova os seus conhecimentos sobre Ambiente. A passagem pelo concelho onde se situa o ponto mais alto de Portugal Continental deveu-se à Grande Final Nacional da 13ª edição das Olimpíadas do Ambiente.
As Olimpíadas do Ambiente são um desafio de âmbito nacional proposto aos alunos do 7º ao 12 º anos de escolaridade. A participação activa dos professores permitiu que a 13ª edição do projecto fosse dinamizada, desde Outubro 2007, em cerca de 400 escolas. Os finalistas tiveram que ultrapassar duas eliminatórias para alcançar o fim-de-semana mais esperado do ano.
A recepção dos finalistas contou com a apresentação do programa da Final Nacional e dinâmicas de grupo para que todos rapidamente se familiarizassem, entre si, e com o programa do fim de semana.
O Sábado começou cedo no topo da Serra da Estrela. Apesar do vento frio, os participantes puderam desfrutar do Sol, que fazia sobressair o amarelo dos narcisos e o verde dos líquenes. Foi notório o divertimento de alguns finalistas que tiveram pela primeira vez contacto com a neve. Técnicos do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) conduziram os participantes por um trilho interpretativo que partiu da Torre. Ao longo do trajecto, foi abordado o efeito da última glaciação na paisagem, o impacto da poluição nos ecossistemas e a dificuldade de conservação de espécies na área protegida. Avistaram-se zimbrais, cervunais e turfeiras, flora típica do Parque Natural, e alguns jovens puderam observar a lagartixa-da-montanha (Lacerta monticola monticola), uma subespécie endémica da Estrela, e aranhas da família Lycosidae.
Ainda no sábado e depois de um piquenique no CISE, retemperador da caminhada, os finalistas visitaram os museus do Pão e do Brinquedo. No final da tarde, assistiram a uma palestra sobre a recuperação de aves e os comportamentos humanos que as colocam em risco, que terminou ao pôr-do-sol, com a devolução de dois peneireiros comuns (Falco tinnunculus) e duas corujas-do-mato (Strix aluco). Após o jantar, decorreram as provas orais que consistiram em defender, em grupo, temas ambientais actuais, onde foi premiada a criatividade, a capacidade de argumentação, a postura e os conhecimentos.
No Domingo, os finalistas realizaram individualmente uma prova escrita e de seguida participaram em diversas experiências, onde tiveram a oportunidade de conhecer o processo de formação da chuva, a importância da cobertura dos solos, a possibilidade de avaliar a qualidade da água através das espécies de fauna que nela habita, as fragilidades e complexidades das relações inter-especificas e as metodologias de avaliação do ruído e da qualidade do ar. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar as exposições do CISE.
O fim-de-semana das Olimpíadas do Ambiente terminou com a Sessão Final, já na presença de encarregados de educação e de professores. A Arquitecta Maria da Paz Moura, do Parque Natural da Serra da Estrela, oradora convidada, apresentou a área protegida e o trabalho de sensibilização ambiental realizado pela instituição e concluiu com curiosidades sobre a geometria das paisagens serranas.
A seguir ao debate foram divulgados os vencedores das XIII Olimpíadas do Ambiente e entregues os prémios.
Os finalistas galardoados foram:
Categoria A (7º ao 9º ano)
- Grande Vencedor: Joana Vaz Freitas Botelho Cardoso (8º ano), Escola Sophia de Mello Breyner, Vila Nova de Gaia
- Menção Honrosa: João António Costa (8º ano), ES/3 da Batalha, Batalha
- Menção Honrosa: Duarte Chambel Ribeiro (8º ano), Colégio Campo de Flores, Almada
Categoria B (10º ao 12º ano)
- Grande Vencedor: António Lima Grilo (12º ano), Colégio Valsassina, Lisboa
- Menção Honrosa: Inês Homem de Melo Marques (11º ano), Colégio Luso-Francês, Porto
- Menção Honrosa: Ana Sofia Miguel da Cunha (12º ano), ES S. Pedro, Vila Real
A Comissão Organizadora das XIII Olimpíadas do Ambiente agradece o empenho dos professores, encarregados de educação e alunos que acompanharam a iniciativa ao longo de todas as fases.
Contamos convosco para as XIV Olimpíadas do Ambiente!
O Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva e os honrosos apoios da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva e da Fundação Luso-Americana foram essenciais para o desenvolvimento do projecto.
As Olimpíadas do Ambiente são uma iniciativa do Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus-ANCN e do Zoomarine, contando ainda este ano com a colaboração da Câmara Municipal de Seia, na organização da Final Nacional.
Todas as informações relativas à iniciativa podem ser consultadas no site oficial das Olimpíadas do Ambiente www.esb.ucp.pt/olimpiadas.
Texto: Comissão Organizadora das XIII Olimpíadas do Ambiente
Sem comentários:
Enviar um comentário