terça-feira, abril 01, 2008

Workshop “A caminho de uma low carbon school” - 22 de ABRIL

Não pode haver melhor ilustração da necessidade de uma acção global por parte dos seres humanos do que as questões colocadas pelo impacte da actividade humana sobre a nossa atmosfera.
As alterações climáticas são actualmente, um dos maiores flagelos ambientais, responsáveis por graves impactes económicos, sociais e ambientais, muitos dos quais já irreversíveis.
Desde o início deste ano lectivo que o Colégio Valsassina está a desenvolver, em parceria com a Ecoprogresso, um projecto de Gestão Voluntária de Carbono.
Integrando a componente energia e carbono, reduzindo o consumo energético e consequentemente as emissões de GEEs pela implementação de medidas de redução de emissões, o Colégio Valsassina estará no caminho de se constituir como uma Low Carbon School, ou seja, uma Escola onde as preocupações com o impacte da sua actividade no clima foram integradas na gestão quotidiana, levando à determinação de acções de gestão da actividade que reduzem o seu impacte no clima, com benefícios económicos e sociais.
Ao promover a sustentabilidade de forma a travar as alterações climáticas procura-se não apenas benefícios para o ambiente, mas também a nível económico e social.
Até agora o trabalho desenvolvido foi no sentido de proceder a um diagnóstico e inventário de emissões do Colégio Valsassina, relativamente ao ano lectivo Setembro de 2006/Agosto de 2007.
Estamos agora em condições de definirmos o que fazer para reduzir a pegada carbónica do Colégio Valsassina.
Mas precisamos do contributo de todos para a definição da política estratégica do Colégio em relação às questões energéticas e das alterações climáticas.
Assim, no próximo dia 22 de Abril (Dia Internacional da Terra e Dia Eco-Escola), pelas 17h30, vai realizar-se um workshop destinado a toda a comunidade escolar para o qual precisávamos de poder contar com o seu contributo.
Só com a colaboração de todos (pais/encarregados de educação, alunos, professores, funcionários não docentes, equipa directiva, ecoparceiros) é que conseguiremos tornar a nossa escola uma Low Carbon School.

Sem comentários: