terça-feira, abril 01, 2008

JRA - missão na Arrábida

O Parque Natural da Arrábida estende-se por uma área de 10.800 hectares, abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
A Originalidade da paisagem deve-se não só às suas características naturais mas também à remota humanização destes espaços, que de uma maneira geral se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural. O conjunto de acidentes de relevo que constituem a cadeia Arrábida, inclui elevações como as Serras de S. Luís, Gaiteiros, S.Francisco e Louro, atingindo o mais elevado expoente com a Serra da Arrábida, de constituição calcária, local onde se verifica o contacto com o mar.
O Parque Natural da Arrábida foi criado pela urgência de preservação de valores naturais, históricos e económicos, apresentando-se como uma área de revitalização dos espaços rurais e actividades tradicionais. Igualmente os valores históricos, como o Convento da Arrábida, incluem o elemento humano no ambiente valorizando um contacto consciente e equilibrado do Homem com a paisagem.
O clima da região é temperado, estando patentes as suas características mais mediterrânicas.
É interessante constatar que esta foi uma das primeiras áreas naturas a ser protegida legalmente, o movimento ambientalista nasceu na luta de alguns pioneiros, inicialmente contra as pedreiras que feriam a serra, depois contra a estrada que hoje liga as praias da Figueirinha e do Portinho. Passadas algumas décadas os impactes negativos são inúmeros: pressão urbanística, turismo, incêndios, pedreiras, a cimenteira (e a co-incineração), entre outras.

Estas foram algumas das razões que justificaram uma “missão” dos nossos Jovens Repórteres para o Ambiente JRA. No passado dia 28 de Março, uma equipa dos JRA, constituída pelos alunos, do 11º1A, André Correia, Carlos Ruivo e Joana Magalhães da Silva, deslocou-se até esta área protegida para documentar algumas destas “agressões” e falar com alguns residentes assim como empresas da região.
A reportagem e as fotografias serão publicadas nos próximos dias…

Bibliografia:
http://vistasnapaisagem.weblog.com.pt/arquivo/2004/07/o_fogo_na_arrab.html
http://www.azeitao.net/arrabida/pna/

Sem comentários: