segunda-feira, abril 24, 2006

Carbon Force: Missão Possível...



O Carbon Force é um projecto-piloto implementado pelo Instituto do Ambiente e pelo Instituto Superior Técnico, baseado no tema das alterações climáticas, da energia e dos transportes. Vinte escolas da área do Grande Porto e Grande Lisboa, em especial alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e secundário irão participar em actividades práticas para sensibilização ambiental.
Do Colégio Valsassina participam as turmas: 8º C; 9º A 10º1A; 10º1B.
Os principais objectivos deste projecto são, entre outros, a redução da emissão de dióxido de carbono, e a criação e aplicação de políticas ambientalistas na área de energia e transportes.
Para isto ir-se-ão aplicar metodologias que envolvam professores, alunos e pais assim como outras entidades públicas e privadas.
Essas metodologias incluem a utilização de ferramentas multimédia, leitura de contadores de gás, electricidade e água, auditorias (na escola e nas casas dos alunos) e planos de acção organizados pelos alunos, entre outros.
Com o fim de verificar a eficácia do projecto, serão realizadas leituras mensais dos contadores. A redução (ou não) da emissão de dióxido de carbono, calculada através da inserção dos dados lidos nos contadores na página do carbon force (http://www.carbonforce.net/), permitirá concluir qual a eficácia do projecto.
Caso esta “missão possível” se venha a mostrar realizável, será aplicada ao resto do País na esperança de se tornar um projecto cada vez mais abrangente.
A nossa meta é emitir cada vez menos CO2... só é possível com o esforço de todos.

Inês Almeida, 10º1B

Sem comentários: