quarta-feira, julho 01, 2009

Projecto EcoValsassina, seis anos de experiência vs cenários de futuro

As experiências educativas de projectos de temática ambiental, recorrendo ao trabalho dentro e fora da sala de aula, utilizando o ambiente como recurso e integrando saberes e métodos de pesquisa de diferentes áreas disciplinares, podem contribuir para a formação integral dos alunos e para a construção de uma cidadania participativa e consciente (in Educação Ambiental, Guia anotado de recursos, IIE, 2001).

Com base no trabalho desenvolvido ao longo dos últimos seis anos, consideramos fundamental continuar a implementar a metodologia do Programa Eco-Escolas no próximo ano lectivo no Colégio Valsassina. Este projecto só terá razão de ser se se desenvolver a longo prazo. Só assim conseguiremos:
  • Dar seguimento ao trabalho desenvolvido nos últimos anos;
  • Reforçar as parcerias estabelecidas;
  • Sensibilizar a comunidade educativa para a adopção de estratégias promotoras de um desenvolvimento sustentável, contribuindo para a consciencialização ecológica e ética;
  • Envolver cada vez mais professores e funcionários no domínio da Educação Ambiental;
    Motivar cada vez mais alunos, utilizando como estímulo o trabalho e os resultados obtidos;
  • Melhorar o desempenho ambiental do Colégio Valsassina.

Relativamente aos temas que serão abordados no futuro, pensamos dar seguimento ao trabalho desenvolvido este ano lectivo. Assim sendo, todos os temas propostos pelo programa Eco-Escolas serão alvo de tratamento no projecto 2009/2010.

Para o sétimo ano do Projecto pretendemos continuar a dar destaque ao combate às alterações climáticas: “O maior desafio do século XXI”. Assim, o Projecto “Gestão Voluntária de Carbono – A caminho de uma Low Carbon School”, iniciado em 2007/08, continuará a ser o elemento central do trabalho que pretendemos desenvolver nesta área.

Sem comentários: