segunda-feira, junho 30, 2008

Candidatura ao Galardão Bandeira Verde 2007/08

No final de mais um ano lectivo é altura para fazer um balanço das actividades e proceder à candidatura ao Galardão Bandeira Verde.
O Relatório de Actividades já está concluído e pronto para ser consultado por todos os interessados.

Tendo por base o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos consideramos fundamental continuar a implementar a metodologia do Programa Eco-Escolas no próximo ano lectivo no Colégio Valsassina. Este projecto só terá razão de ser se se desenvolver a longo prazo. Só assim conseguiremos:
  • Dar seguimento ao trabalho desenvolvido nos últimos anos;

  • Reforçar as parcerias estabelecidas;

  • Sensibilizar a comunidade educativa para a adopção de estratégias promotoras de um desenvolvimento sustentável, contribuindo para a consciencialização ecológica e ética;

  • Envolver cada vez mais professores e funcionários no domínio da Educação Ambiental;

  • Motivar cada vez mais alunos, utilizando como estímulo o trabalho e os resultados obtidos;
    Melhorar o desempenho ambiental do Colégio Valsassina.

Após cinco anos de trabalho Eco-Valsassina é hoje o centro de uma rede de projectos desenvolvidos no Colégio Valsassina. Desta forma as actividades propostas assumem um carácter de maior interdisciplinaridade e transversalidade ao longo dos níveis de ensino.
Por outro lado, a opção pela abordagem do trabalho de projecto justifica-se por este ter como principio um método de trabalho que requer o empenhamento de cada indivíduo, dentro do grupo, de acordo com as suas capacidades, com vista ao estudo de um problema e à procura de soluções para o mesmo. Proporciona situações em que é fundamental trocar opiniões para decidir o que fazer, facilitando deste modo a socialização, e, particularmente, a apropriação ou internalização, em sentido lato, de valores democráticos indispensáveis ao estilo ambiental de educação.


Sem comentários: