quinta-feira, fevereiro 28, 2008

On the verge of the edge

(Foto: Joana Magalhães da Silva, 17/02/08)

Madeira is known for its lack of land use planning. Not only were these houses built near the cliff but, at the same time, they’re also vulnerable to the rise of the sea levels.
There is a strict relation between climate change and the rising sea level. Bigger and bigger CO2 emissions lead to global warming. Moreover, as the polar ice caps are melting, it leads to a progressive proximity between the sea and these buildings.
Trabalho apresentado no âmbito dos Jovens Repórteres para o Ambiente por:
André Correia, 11º1A
Carlos Ruivo, 11º 1A
Joana Magalhães da Silva, 11º 1A

4 comentários:

Anónimo disse...

ola a todos!:)

eu passei por este blog e achei interessante todo o trabalho que se tem desenvolvido no colegio valsassina...parece que afinal o ambiente nao foi esquecido de vez e que ainda existem pessoas que se esforçam.... o que me deixa um pouco transtornado é o etilism que se verifica nesse estabelecimento de ensino.
Digo isto porque todos os textos ou grande parte deles sao todos escritos que por uma Joana Silva (se nao me engano) e um rapaz Antonio. penso que o(S) professor(es) encarregue(s) de todo este projecto deveria ter mais em atençao todos os restantes alunos, porque mesmo que por vezes nao demonstrem interesse, mostrar favoritismos apenas os faz afastarem-se mais, ha que lhes dar uma oportunidade! talvez seja esse o maior sdesafio da vossa escola!

Anónimo disse...

Ah e o meu nome é Miguel Rodrigues :)

Anónimo disse...

Amigo Miguel Rodrigues:
Por um lado é verdade que certas e determinadas pessoas são corridas a pontapé do Conselho Eco-Escolas, mas por outro a Joana Silva e o António Grilo têm sido incansáveis nesta luta, ainda que participem nela de forma mais teórica.
Eu julgo que o problema está aqui: passar da teoria à prática. Foi com agrado que vi um grupo de alunos do colégio a remover o lixo na zona que separa a nossa escola da outra, junto ao campo de ténis.
Pode ser que algo comece a mudar de vez...

Cumprimentos a todos(as)

Colega

Geração Ecovalsassina disse...

Caros amigos,

Antes de mais os nossos agradecimentos pelo interesse demonstrado pelo Projecto Ecovalsassina e participação neste blogue.
De facto há alunos que têm assumido um papel de relevo no trabalho realizado pela escola, o António e a Joana são apenas 2 exemplos. Não me parece que seja um caso de "elitismo", mas antes uma forte convicção pessoal e empenho nesta causa. Outros há que têm demonstrado o mesmo mas com menos visibilidade.
Quanto aos alunos que "são corridos a pontapé" do conselho não conheço casos que ilustrem essa situação. Este conselho é um espaço aberto a toda a comunidade, sendo dado destaque aos alunos (desde o início do projecto que o conselho tem mais de 50% de alunos na sua composição, sendo que a AECV, enquanto entidade representante dos alunos, é parte integrante deste conselho apesar de formalmente nem sempre contarmos com elementos seus nas reuniões).

Tem-se verificado que alguns alunos participam de forma irregular, mas também é isso que torna este espaço diferente, sem "pressões" e de uma forma democrática e equitativa todos podem e são desafiados a dar opinião e a ser ouvidos.
Mas se alguém tem conhecimento de casos de alunos que "são corridos..." teria todo o gosto em falar pessoalmente com eles de modo a perceber a situação. Teria também muito gosto em convidar estes amigos que participam no blogue a ir à próxima reunião do conselho e ver como é que as coisas se passam. Se pretenderem também podem consultar todas as actas das reuniões deste 2003.
Por último, não podiamos estar mais de acordo! de facto às vezes é difícil passar à prática. Para isso é imprescindível que todos os elementos da escola se mentalizem que aquele espaço é de todos e só com o contributo de todos conseguimos um melhor ambiente.
O ritmo dessas mudanças é por vezes lento, mas acredito que estamos no bom caminho...
Afinal a geração ecovalsassina está atenta e preocupada!...
Saudações Ambientais...