terça-feira, fevereiro 19, 2008

Escola Associada da UNESCO


O dia 1 de Fevereiro de 2008 marca a entrada do Colégio Valsassina na Rede de Escolas Associadas da UNESCO.
De referir que as Escolas Associadas comprometem-se a promover os ideais da UNESCO, desenvolvendo e / ou aplicando projectos-piloto destinados a preparar melhor as crianças e os jovens para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interdependente. Estas escolas não são escolas privilegiadas ou especiais, são parte integrante do sistema educativo nacional e geridas de acordo com esse mesmo sistema. São instituições admitidas pelas autoridades nacionais a participar no sistema do SEA e tornarem-se assim escolas piloto, inspirando outras instituições a empreender projectos similares.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Colégio e toda a Geração Valsassina, capaz de levar a Escola a mais um patamar tão elevado.
Contudo, não esqueçam que tão ou mais importante que o que está nos títulos e nos papéis , é o que se vê diariamente, o que se mostra à comunidade escolar e o que a modifica verdadeiramente,por forma a podermos dizer: "AFINAL, VALEU A PENA".
Parabéns!

Anónimo disse...

Pois, de facto como o/a anónimo(a) afirmou, "não esqueçam que tão ou mais importante do que o que está nos títulos e nos papéis, é o que se vê diariamente".
Pouco mais há a fazer, porque de facto as pessoas continuam a atirar o lixo para o chão (vou focar-me apenas neste problema). Podem colar cartazes, organizar acções de formação junto dos alunos, podem tentar tudo.
O problema é que as pessoas (os alunos neste caso mais particular) julgam que por a escola não ser propriedade sua, podem atirar resíduos para o chão, partir cadeiras, etc...
Num destes dias, ia a subir a rampa que nos leva da "Quinta" ao bar quando me deparo com um mar de papéis de chocolate e de outros alimentos. Debruço-me e apanho os mesmos, colocando-os no caixote mais próximo.
O colega que me acompanhava ficou estupefacto e perguntou-me quase indignado: "o que estás a fazer?", ao que respondi "limitei-me a fazer o que quase mais ninguém faz: corrigir os erros dos outros".
Ele respondeu-me que só apanhava o lixo que encontrava na quinta dele. Pois claro, o colégio não é dele e, por conseguinte, julga que nada tem a ver com aquilo que está no chão.
Em suma meus caros, o problema está na mentalidade das pessoas. Já agora deixo a pergunta: para quando fazer fotocópias nas quais se usa a frente e o verso da folha?

Cumprimentos a todos(as)