quarta-feira, maio 02, 2007

Saída ao Parque Nacional da Peneda-Gerês

Entre 27 e 30 de Abril realizou-se mais uma saída de campo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, que contou este ano com a participação de 40 alunos do 10º e 11º ano.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) localiza-se na região Norte de Portugal (Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes) abrangendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, totalizando uma área de 70 290 ha. Destes, 5 275 ha pertencem ao Estado (Matas Nacionais sob gestão do ICN), 45 577 ha são terrenos baldios e a restante área é propriedade privada. O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.

Vasto anfiteatro esculpido por geologias, ventos e águas, o Parque Nacional estende-se do planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, abrangendo as serras da Peneda, do Soajo, Amarela e do Gerês. Nas zonas de altitude são visíveis os efeitos da última glaciação - circos glaciares, moreias, pequenas lagoas e vales em U.
A natureza e orientação do relevo, as variações de altitude e as influências atlântica, mediterrânica e continental traduzem-se na variedade e riqueza do coberto vegetal: matos, carvalhais e pinhais, bosques de bétula ou vidoeiro, abundante vegetação bordejando as linhas de água, campos de cultivo e pastagens. As matas do Ramiscal, de Albergaria, do Cabril, todo o vale superior do rio Homem e a própria Serra do Gerês são u
m tipo de paisagem que dificilmente encontra em Portugal algo de comparável.
Estas serranias já foram solar do Urso pardo e da Cabra montesa. O Lobo vagueia num dos seus raros territórios de abrigo. A Águia-real pontifica no vasto cortejo das aves. Micro-mamíferos vários, caso da Toupeira-de-água, diversidade de répteis e anfíbios e uma fauna ictiológica que inclui a Truta e o Salmão enriquecem o quadro zoológico.
O passado traduz-se nos castelos de Castro Laboreiro e do Lindoso, monumentos megalíticos e testemunhos da ocupação romana. A geira, o antigo caminho que conduzia os legionários de Braga a Astorga, sobrevive num trecho da antiga calçada e nos curiosos marcos miliários. Curiosos povoados, a arquitectura dos socalcos, paradas de espigueiros, a
frescura dos prados de lima, animam um quadro em que a ruralidade ainda está presente.


Inicio do percurso pedestre (junto à albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas).



Em plena Mata de Albergaria.



Visita à Aldeia de Pitões das Júnias.



O Forno Comunitário.... e a compra de pão...

A apresentação dos trabalhos realizados durante esta saída.

O grupo ...

A visita de estudo do Colégio Valsassina ao Parque Nacional da Peneda-Gerês é Carbonfree. Para tal o Colégio compensou as 3 tCO2e associadas, recorrendo à aquisição de licenças de emissão (1 Licença equivale a 1tCO2) e posterior anulação no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) a operar no período entre 2008-2012.

Na prática as 3 toneladas retiradas (anuladas) terão de ser efectivamente reduzidas na atmosfera pelas empresas abrangidas pelo CELE.

Desagregação das emissões associadas à visita:
Emissões deslocação (kg CO2) = 2530
Emissões alojamento (kg CO2) = 125,83
Emissão refeições (KgCO2e) = 249,228


Sem comentários: