segunda-feira, maio 28, 2007

III Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade coloca as questões ambientais no centro dos debates

Realizou-se no passado dia 25 de Maio o III Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade organizado pelo Centro de Orientação e Ocupação de Tempos Livres de Linda-a-Velha. A Estação Agronómica Nacional recebeu cerca de 600 participantes de todo o país. As crianças do IPO de Lisboa também tiveram oportunidade de assistir a todos os trabalhos devido à transmissão por videoconferência.

É um congresso dirigido por crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 3 e os 16 anos, que coloca no topo da lista o desenvolvimento sustentável - tendo como base a implementação dos objectivos da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a temporada de 2005 a 2014.

Depois da duas primeiras edições este ano o trabalho com as crianças e jovens, à semelhança dos anos anteriores, incidiu de forma geral nas temáticas ambientais, e de modo particular, nas áreas da Cidadania e Tecnologias de Informação e Comunicação, integrando a Estratégia da CEE/ONU para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Os seus principais objectivos foram:

  • Contribuir para a implementação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Proporcionar uma percepção integrada dos problemas ambientais, fomentando atitudes e comportamentos favoráveis à promoção de um desenvolvimento sustentável.
  • Contribuir para a formação de cidadãos conscientes da gravidade e do carácter global dos desafios do desenvolvimento sustentável, sensibilizando-os para a participação na tomada de decisões adequadas.
  • Promover competências profissionais no âmbito da Educação Ambiental, contribuindo para a articulação de projectos inter-escolas em temáticas transversais.

Os trabalhos foram divididos entre comunicações e ateliers/oficinas. As comunicações estiveram organizadas em quatro painéis: Educação Ambiental e TIC; Saúde e Desporto; Energias renováveis; e Cidadania e Direitos Humanos.

O Colégio Valsassina, pelo terceiro ano, esteve presente neste congresso com alunos do 8º D. Os alunos Frederico Toulson, Joana Guerreiro, Joana Reis e José Ricardo Sequeira apresentaram uma comunicação intitulada «Combate às alterações climáticas no Colégio Valsassina – a construção de carros solares».

Durante as oficinas os nossos alunos tiveram ainda a oportunidade de dinamizar algumas actividades relacionadas com a energia solar e a construção de carros solares para os restantes participantes no congresso.
Para mais informações consultar: http://www.temposlivres.online.pt/









Sem comentários: