quarta-feira, novembro 29, 2006

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a resolução 57/254 que instituiu a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável EDS (2005 a 2015).
O tema é suficientemente vasto e abrangente para permitir, com alguma imaginação, integrar actividades que já têm sido desenvolvidas no sentido de minimizar a degradação dos ecossistemas, contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente a nível local e regional e contribuir para o bem estar do indivíduo (segurança, saúde, lazer, etc.)
No Relatório “O Nosso Futuro Comum” - (1987) considera-se que o Desenvolvimento Sustentável é uma “concepção de progresso que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das futuras gerações satisfazerem as suas”, conceito que “...implica certos limites - não limites absolutos, mas sim limitações impostas pelo estado actual da tecnologia e da organização social relativamente aos recursos ambientais e pela capacidade da biosfera absorver os efeitos das actividades humanas”.
“... O Desenvolvimento Sustentável não é um estado de harmonia fixo, mas antes um processo de mudança em que a exploração de recursos, a orientação dos investimentos e desenvolvimento tecnológico além das transformações institucionais têm de dar resposta às necessidades tanto futuras como presentes”.
Na Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento (1992), estabelece - se que :
- princípio 1 “Os seres humanos estão no centro das preocupações com o desenvolvimento sustentável. Eles têm direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza”;
- princípio 4 - “Para se alcançar um desenvolvimento sustentável, a protecção do ambiente deve constituir uma parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada independentemente dele”.

A UNESCO (1999) estabelece que a EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO... é um processo de investigação / educação / acção permanente, centrado na interacção das dinâmicas:
- do meio abiótico;
- do mundo vivo não humanizado;
- das sociedades humanas.

Tal como foi reafirmado em Joanesburgo, qualquer Estratégia de Desenvolvimento Sustentável deverá ser suportada por três pilares indissociáveis – Sociedade - Ambiente – Economia.
Serão relevantes todos os planos/campanhas/actividades que tenham por objectivo sensibilizar, informar e conduzir à adopção de novos comportamentos no sentido de se alcançar o desenvolvimento sustentável, destinadas a públicos – alvo diversificados: os industriais e outros agentes económicos, visando uma correcta gestão dos recursos (p. ex. economia de energia e de matérias-primas, controlo e minimização dos factores de poluição, uso correcto de produtos químicos por parte dos agricultores, boa gestão do uso do solo, etc.); os consumidores, para preferirem produtos mais amigos do ambiente, para evitarem o desperdício de materiais e para utilizarem correctamente a energia.
Assim a partir de um painel de saberes, holísticos e transdisciplinares, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promove a formação dos cidadãos e incentiva a sua participação na gestão ambiental.
Entre os valores fundamentais que deve promover a EDS contam-se pelo menos os seguintes:
• O respeito da dignidade e dos direitos humanos de todas as pessoas do mundo e o compromisso com a justiça social económica para todos
• O respeito dos direitos humanos das gerações futuras e o compromisso com a responsabilidade intergeracional
• O respeito e o cuidado pela grande comunidade da vida em toda a sua diversidade, o que inclui a protecção e o restabelecimento dos ecossistemas da terra
• O respeito da diversidade cultural e o compromisso de criar à escala local e mundial uma cultura de tolerância, de não-violência e de paz

Estamos a desenvolver, no Colégio Valsassina, uma rede de projectos através dos quais pretendemos ir de encontro a tais valores.
Projectos:
o Eco-Valsassina / Programa Eco-Escolas (desde 2003/04)
o Carbon Force (desde 2005/06)
o Eco-Eficiência: Uma visão Global (Concurso Ciência Viva VI – ID 1155) (desde Jan. 2006)
o Eco-Escolas e Critérios de Qualidade para escolas – Educação para o Desenvolvimento Sustentável (projecto piloto 2006/07 – apenas em 3 escolas/agrupamentos a nível nacional) (iniciado em Setembro 2006)
o Plantas e Bichos de Lisboa e Ver(de) Lisboa – Oferta Educativa C.M.L. – Div. Educação e Sensibilização Ambiental (desde 2003/04)
o Compostagem (desde 2003)

Enfim pretendemos, tornar os nossos alunos mais instruídos, mais conhecedores, mais informados, desenvolver o sentido moral, o sentido das suas responsabilidades, o sentido crítico e de os dotar da capacidade de continuar a aprender.
Se toda a gente possuísse estas capacidades e estas qualidades, os problemas do mundo não seriam resolvidos automaticamente, mas haveria os meios e a vontade de os resolver…

João Gomes

Bibliografia:
www.ABAE.pt
Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Contributos para a sua dinamização em Portugal. Comissão nacional da UNESCO

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