sábado, dezembro 20, 2008

Primeira Auditoria Ambiental do ano lectivo 2008/09 - Atenção ao desperdício de água

O programa Eco-Escolas propõe às escolas a adopção de uma metodologia de trabalho que, articulando actividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Esta metodologia é apresentada na forma dos “7 passos”.

Em primeiro lugar, no inicio de cada ano, deve-se proceder à caracterização da situação existente para identificação do que necessita de ser corrigido e/ou melhorado. Só conhecendo a situação de referência (diagnóstico) se podem definir objectivos realistas. No final do ano lectivo pretendemos voltar a repetir este trabalho de modo a compararmos os resultados.
Assim, a Auditoria Ambiental pretende constituir uma ferramenta de diagnóstico mas também de avaliação.



Deste modo, no passado mês de Novembro, a turma do 7º B procedeu à recolha de alguns dados tendo em vista a caracterização da situação neste início do ano lectivo. Em particular foram aplicados questionários aos colegas, do 5º ao 10 ano, que visavam o levantamento de conhecimentos e atitudes em relação ao ambiente. Ao mesmo tempo, um grupo preocupou-se em quantificar a água que saía de cada torneira com temporizador nas casas de banho.


Os dados recolhidos foram organizados, tratados e apresentados no Conselho Eco-Escola que se realizou no dia 25 de Novembro. Com base na auditoria foi possível discutir e decidir com objectividade qual o plano de acção para 2008/09. De qualquer forma, os dados sobre a água consumida nas casas de banho apelam para uma intervenção urgente. Aqui deixamos um pequeno exemplo:

Local: Casa de banho dos rapazes, Liceu (1º andar)
Quantidade de torneiras: 8 (todas com temporizador)
Material necessário: recipiente para recolha de água (ex: pequeno balde); uma proveta graduada; ficha de auditoria, lápis.


Assim, se cada torneira for usada apenas uma única vez ao longo do dia estamos a desperdiçar 5,73 litros de água potável! E, se forem utilizadas 10 vezes então o desperdício corresponde a 57,3 litros.
Por sua vez, tendo em consideração que em média um mês de aulas corresponde a 20 dias úteis, então, de acordo com os cálculos efectuados apenas nesta casa de banho o Colégio está, potencialmente, a desperdiçar 1146 litros de água (que pode equivaler a cerca de 1000 €/mês).
E afinal foi fácil proceder a estes cálculos. Porque não aproveitar este conhecimento para avaliar o desperdício, deste recurso, de que somos responsáveis nas nossas casas?
A turma B do 7º ano
Este trabalho foi realizado nas aulas de Área-Projecto com o apoio da disciplina de Ciências Naturais

Sem comentários: