quinta-feira, julho 03, 2008

Ecovalsassina - cenário para 2008/09

Como cidadãos, as crianças e os jovens devem aprender a tomar decisões relativas ao ambiente e a estar conscientes relativamente à tomada de certas decisões políticas que podem ter consequências ambientais. As experiências educativas de projectos de temática ambiental, recorrendo ao trabalho dentro e fora da sala de aula, utilizando o ambiente como recurso e integrando saberes e métodos de pesquisa de diferentes áreas disciplinares, podem contribuir para a formação integral dos alunos e para a construção de uma cidadania participativa e consciente (in Educação Ambiental, Guia anotado de recursos, IIE, 2001).

Com base no trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 5 anos consideramos fundamental continuar a implementar a metodologia do Programa Eco-Escolas no próximo ano lectivo no Colégio Valsassina. Este projecto só terá razão de ser se se desenvolver a longo prazo. Só assim conseguiremos:
  • Dar seguimento ao trabalho desenvolvido neste ano lectivo;
  • Reforçar as parcerias estabelecidas;
  • Envolver cada vez mais professores e funcionários no domínio da Educação Ambiental;
  • Motivar cada vez mais alunos, utilizando como estímulo o trabalho e os resultados obtidos;
  • Melhorar o desempenho ambiental do Colégio Valsassina.
  • Conduzir a uma efectiva mudança de atitudes.

Relativamente aos temas que provavelmente serão abordados no futuro, pensamos dar seguimento ao trabalho desenvolvido nos últimos anos. Sendo assim todos os temas propostos pelo Programa Eco-Escolas serão tratados no Colégio Valsassina.
Em 2008/09 o tema das alterações climáticas continuará a ter um destaque no plano de acção através do nosso projecto Gestão Voluntária de Carbono. Áreas como a eficiência energética e a mobilidade sustentável terão assim um tratamento prioritário, de modo a desenvolver esforços para reduzir as emissões de CO2 do Colégio.

Pretendemos em 2008/09 reduzir em 2% a pegada Carbónica do Colégio Valsassina, tendo por base o ano de referência 2006/07.

Sem comentários: