No Colégio Valsassina pretendemos ter um contributo efectivo no combate às alterações climáticas.
Uma forma de o conseguir é, incluir, voluntariamente, a gestão das emissões de carbono na estratégia de sustentabilidade desenvolvida na nossa escola.
Através do nosso parceiro estratégico Ecoprogresso iremos compensar as emissões resultantes de certas actividades, como por exemplo visitas de estudo, através de investimento em Projectos de Redução de Carbono, ou seja, através de mecanismos de compensação de emissões.
Para concretizar este objectivo foi criada a “Taxa de Carbono”, ou seja, uma parte do pagamento das visitas será aplicada em projectos de redução de carbono.
A primeira iniciativa Neutra em Carbono foi a visita de estudo às Pegadas de Dinossauros na Serra D’ Aire e ás Grutas de Sto António, que teve lugar no passado dia 9 de Fevereiro, com a participação dos alunos das turmas 7ºC e 7ºD.
A quantidade (estimada) de Dióxido de Carbono emitido nessa visita foi de 1 tonelada de CO2e.
A visita às Pegadas de Dinossauro da Serra D’Aire e às Grutas de Sto António foi:
O mecanismo de compensação associado a esta actividade foi um Projecto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo de pequena escala, localizado no Estado de Karnataka, Índia.
Por ser a primeira actividade neutra em carbono todos os alunos participantes receberam fitas porta-chaves, oferecidas pela ecoprogresso, com algumas dicas de eficiência energética, e uma brochura sobre alterações climáticas, oferecida pelo Instituto de Ambiente.
Qual é a tua opinião por esta actividade ser "Neutra em Carbono"?
Acho que esta iniciativa é muito importante e muito boa, pois acho que, neste momento todos devemos fazer um esforço para não poluir.
Mafalda Silva, 7º D
Ana Duarte, 7º D
Beatriz Ferreira, 7º D
Pedro Sá, 7º C
Madalena Castro, 7º C
Leonor Pais, 7º C
Jorge Roque, 7º C
Queremos desenvolver, de forma efectiva, uma gestão e estratégia de sustentabilidade e desta forma dar razão à expressão
“PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE”
Contamos com todos (pais, alunos, professores, colaboradores, etc) para o conseguir…
Sem comentários:
Enviar um comentário