domingo, setembro 17, 2006

Eco-escolas e Critérios de Qualidade para Escolas EDS - Projecto-Piloto 2006-07

A expressão Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) relaciona-se com os novos desafios para as escolas que desejem envolver-se num desenvolvimento orientado para a EDS.
A EDS não trata apenas os aspectos da dependência dos seres humanos relativamente à qualidade do ambiente e do acesso aos recursos naturais, hoje e no futuro, mas igualmente os aspectos de participação, de eficácia pessoal, de igualdade e de justiça social que são essenciais à preparação dos alunos tendo em vista o seu envolvimento no desenvolvimento sustentável.
No presente contexto, as Escolas-EDS são aquelas que escolheram a EDS como a base principal da sua missão e do seu Projecto Educativo de Escola. Elas consideram o desenvolvimento sustentável como o principal princípio a ter em conta quando se planifica a vida diária da escola e as suas mudanças e o desenvolvimento a longo prazo. Estas escolas estão empenhadas em mudanças profundas ao nível dos objectivos e dos papéis das instituições educativas. Elas procuram oferecer aos alunos um contexto que favoreça o desenvolvimento da cidadania e da participação activa, abrangendo a complexidade das combinações sociais, económicas, políticas e ambientais inerentes ao desenvolvimento sustentável.
O Colégio foi escolhido para um projecto de definição de Critérios de Qualidade para Escolas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Pretende-se desta forma contribuir para a implementação da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento sustentável (2005 – 2014) e para a avaliação do grau de consecução dos seus objectivos.
O trabalho iniciou-se com uma acção de formação destinada a todos os professores, sob a orientação do Dr. Manuel Gomes, da Fac. Letras da Univ. Lisboa.


Objectivos do Projecto:

- Desenvolver (criar, reformular, acrescentar, cortar) de critérios para Escolas EDS, a partir da lista dos critérios de qualidade apresentada pela ENSI/SEED e posteriormente contribuir para o desenvolvimento de critérios internacionais
- Desenvolver uma lista de critérios de qualidade da própria escola adaptada ao seu contexto e ao projecto de mudança
- Contribuir para mais um passo na qualidade do trabalho desenvolvido pela Eco-escolas no âmbito do Programa Eco-escolas coordenado em Portugal pela ABAE
- Encontrar uma escala de “valores” que permita posicionar as escolas no âmbito da EDS
- Criar uma rede de Escolas de EDS
- Contribuir para a implementação da DNUEDS e para a avaliação do grau de consecução dos seus objectivos.

Sem comentários: