Este é já o terceiro ano de uma cruzada levada a cabo pelo Colégio Valsassina, com o intuito de criar um ambiente que seja, para todos, um motivo de orgulho. Para atingir os seus objectivos (que são os objectivos de todos os alunos do Colégio e principalmente da Associação de Estudantes), o Colégio implementou e promoveu uma série de medidas tornando-nos hoje, sem dúvida, uma Eco-Escola. Há ainda muito trabalho a fazer e este projecto é, unanimemente, um projecto sem conclusão possível, visto que os melhoramentos podem sempre ser feitos após se terem cumprido os primeiros objectivos, mas o trabalho já feito é salutar.
Plantação de árvores, dinamizado pelos alunos do 10º ano para os colegas de 2 anos
(sumidouros de CO2)
Existem agora no Colégio vários elementos que comprovam o trabalho realizado. Plantaram-se árvores e penduraram-se ninhos artificiais para pássaros, para melhorar o ecossistema que o Colégio é com as centenas de árvores que tem. Há, ainda, uma dispersão enorme de caixotes do lixo, de caixotes para embalagens, de recipientes para pilhas e de papelões. Na verdade, numa tentativa de positivamente consciencializar os alunos do esforço que é feito, os alunos foram mesmo incumbidos de construir os papelões e de realizar auditorias em variadíssimas áreas sobre os consumos do Colégio, de maneira a registar e procurar vias para o melhoramento da atitude ecológica do Colégio. Foram realizadas ainda outras actividades, como o enchimento e acompanhamento de um compostor, onde este ano pela terceira vez se completou o processo de formação de composto, acompanhado pelos alunos do secundário.
Tudo isto é um benefício enorme para o Colégio, e esta Associação de Estudantes do Colégio Valsassina (AECV) reconhece esse benefício. A preocupação em tornar o espaço onde passamos grande parte do nosso dia num espaço limpo, asseado, que seja um reflexo da maneira de pensar dos alunos e da Direcção é também uma preocupação da AECV. Tornar o espaço do Colégio num espaço confortável, agradável e acima de tudo mais saudável para todos só traz vantagens e beneficios.
A consciência ambiental de todos os alunos tem visivelmente aumentado. Isso leva não só a melhorias no ambiente escolar mas também quando os alunos saem da escola, são já melhores cidadãos porque entretanto ganharam hábitos de separação de resíduos e de preservação do meio urbano que os rodeia. A meu ver, a implementação destas medidas na escola é uma batalha ganha em duas frentes: na escola e na sociedade. Os alunos são agora mais sensíveis às questões ambientais.
Por consideramos este esforço válido, a AECV decidiu premiar um aluno que fosse reconhecido como um exemplo, um modelo para uma forma de estar ecológica. A AECV acredita piamente que se deve realçar pela positiva aqueles que podem ser modelos para outros, reconhecendo por um lado que esta eco-forma e eco-metodologia de agir e actuar é o caminho a seguir e os que o fazem devem ser premiados. A AECV acredita em realçar pela positiva.
Concluindo, é para nós um dado adquirido que esta política e o plano de acção do Conselho Eco-Escola levam o Colégio a registar melhoramentos óbvios e a AECV está empenhada em dar o seu contributo em prol dessa causa.
Associação de Estudantes do Colégio Valsassina
Sem comentários:
Enviar um comentário