segunda-feira, maio 29, 2006

II Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade

Realizou-se no dia 26 de Maio de 2006, nas instalações da estação Agronómica de Oeiras, o II Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade
Pretende-se com esta iniciativa dar o protagonismo aos jovens, quer seja através da participação de oradores convidados, quer pela participação em várias experiências práticas. Paralelamente será produzido durante o evento, um documento com as “recomendações das crianças e jovens para a década das nações unidas para a educação para o desenvolvimento sustentável”.
Em virtude do trabalho desenvolvido pelo Colégio na área da Educação Ambiental, fomos convidados, pelo segundo ano, a apresentar uma comunicação neste congresso.
A participação no Projecto Carbon Force justificou a participação da turma 8º C neste congresso, tendo apresentado uma comunicação intitulada “Combater as alterações climáticas: é uma Missão Possível !”.


(resumo da comunicação)
Combater as alterações climáticas, é uma Missão Possível
Ana Grilo; Marisa Gama; Pedro Abraços; Pedro Fonseca
8º C, Colégio Valsassina, Lisboa

Portugal, encontra-se actualmente, perante grandes desafios ambientais, principalmente nas questões relacionadas com a escassez de água, o desperdício energético e o aumento excessivo nas emissões de gases de efeito estufa. Torna-se assim fundamental sensibilizar os cidadãos, para a importância das suas atitudes na mitigação de impactos ambientais.
O Instituto do Ambiente e o Instituto Superior Técnico (IST), com o apoio do programa Eco-Escolas, estão a desenvolver o Projecto sobre Alterações Climáticas para as Escolas (Projecto Carbon Force) o qual está a ser implementado, em 2005/06, em apenas 25 escolas portuguesas. No Colégio Valsassina, nesta fase do projecto, participam as turmas, 8º C; 9º A, 10º 1A, 10º 1B. O principal objectivo deste projecto consiste em desenvolver e implementar um programa piloto de sensibilização e acção que permita às comunidades escolares combater as alterações climáticas e criar e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transporte.
Ao longo do primeiro período procedemos a auditorias energéticas e à leitura de contadores de água e electricidade e sua introdução numa matriz on line que possui uma ferramenta, a calculadora de dióxido de carbono (CO2). Através desta é possível determinar qual é o contributo do Colégio na emissão de CO2 e, a partir dos valores obtidos, definir um plano de acção que vise uma redução da poluição.
Verificámos que em 2004/05 o Colégio foi o responsável pela emissão de cerca de 840 ton CO2 e entre Set. de 05 e Fev. 06 registou-se cerca de 115 ton CO2. Com base nas emissões por sector, definiu-se um plano de acção e uma meta final: reduzir em cerca de 1% as emissões de CO2 tendo por base os valores do ano lectivo anterior. Entre as actividades realizadas para tentar cumprir este objectivo destacamos: plantação de árvores (sumidouros CO2; colocação de etiquetas de sensibilização junto às torneiras e interruptores; dia do Sol; concurso eco-aluno/eco-família).

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